EstiloLifestyle

By AgiL: a cultura portuguesa em azulejos

O By AgiL é um projecto que quer reiventar o azulejo e promover as raízes culturais portuguesas de uma forma inovadora. Para isso, o arquitecto Afonso Gil, que está por detrás do projecto, utiliza padrões inerentes à cultura portuguesa nos desenhos que produz para os azulejos: pastéis de nata, eléctricos de Lisboa, sardinhas na brasa, azeitonas e cerveja. Tudo aquilo que nos faz lembrar Portugal.

MM_byagil3 Lançado em Junho de 2012, o By AgiL apostou no azulejo, porque este dá a  possibilidade do desenho de padrões e da conjugação destes de muitas maneiras  diferentes. Como afirma o seu fundador na página de Crowdfunding onde  arranjou fundos para o lançamento do projecto, “construímos padrões que  nascem da leitura actual acerca da geometria tradicional da azulejaria, e neles  contamos histórias da nossa contemporaneidade. Padrões sobre Lisboa,  personalizados… Até onde a imaginação nos levar!” A ByAgil propõe um conjunto  de padrões construídos digitalmente, característica que lhes confere uma  utilização tão vasta quanto as novas tecnologias permitem alcançar. O conceito  assenta na produção de padrões para marcas e produtos que pretendem aliar a MM_byagil2 composição geométrica portuguesa a uma imagem inovadora de um Portugal com  potencial. Sempre numa linguagem de continuidade da geometria popular  portuguesa, a ByAgil cria novas ideias em conjunto com quem queira fazer parte  desta aventura. Para além disso, também são padronizados outros produtos, tais  como: cadernos, malas, t-shirts, entre outros.

 O objectivo de Afonso passa também pela produção de padrões personalizados  para habitações, espaços comerciais, empresas e eventos. O arquitecto pretende manter pontos fixos de venda (lojas), bem como ir a mais feiras de artesanato. O  alargar do projecto ao estrangeiro também está a ser estudado. Os produtos podem ser vistos em www.byagil.com.

Tags
Show More

Mariana Marques

Sou estudante de Jornalismo e Audiovisual. Gosto de cinema, de literatura e de viajar.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: