LifestyleViagens

Berlim: uma cidade cinzenta?

Seja qual for o aeroporto que escolheste para acolher a tua chegada, prepara-te para uma viagem alucinante nos transportes públicos alemães. Não te esqueças que eles são pontuais ao milissegundo, por isso, não fiques deslumbradamente a ver a vista.Berlin-Hauptbahnhof_interior

Se a tua chegada a Berlim passar pela Berlin Hauptbahnhof, então respira fundo e começa a descobrir a cidade aqui mesmo. Provavelmente é uma das primeiras estações de comboio que vês com 5 níveis: 2 para o tráfego ferroviário e 3 de lojas. Quase que parece um mini centro comercial, não é? Talvez não seja uma boa ideia andar a arrastar as malas pelos 5 pisos da estação, pelo que tenho a certeza que aqui vais voltar mais tarde. Aproveita para fazer o check-in e perceber se precisas, ou não, de vestir mais roupa.

Já estás agasalhado? Vamos, então, começar por sair à rua no centro da cidade e olhar à nossa volta. Berlim é, actualmente, uma das cidades mais cosmopolita e diversificada do mundo, alojando pessoas de 180 nações diferentes. Olhemos agora para os prédios em redor. Dá uma vista de olhos e comece a andar. Cinzento e velho? Não! Ecléctico e colorido, numa harmoniosa conjugação entre edifícios históricos e arquitectura contemporânea.

Vamos aproveitar a tarde e explorar o Reichstag. Não te esqueças de subir à cúpula do edifício. Daqui terás não só uma espectacular vista para o plenário do parlamento, mas também para a cidade de Berlim. Se quiseres descansar um bocadinho, antes ou depois da visita, podes sempre fazê-lo no enorme jardim que ladeia o parlamento e aí apreciar a enormidade deste edifício.

Berliner DomNo segundo dia, vamos começar por visitar Unter den Linden. É uma das maiores avenidas de Berlim e é onde podemos encontrar coisas tão diversificadas como Universidades, bancos, embaixadas e lojas. É, talvez, uma das avenidas mais turísticas, pois tem numa ponta o famoso Brandenburger Tor que, no séc. XVIII fazia a ligação do centro da cidade à Residência Real e, em que a rua principal (a do meio) apenas podia ser percorrida pela comitiva real. Na ponta oposta de Unter den Linden temos a Berliner Dom. Vamos visitar a catedral por dentro e aproveitar para ver de perto o majestoso órgão construído em 1905 por Wilhelm Sauer e que conta com 7.000 tubos. Para além do órgão é de notar o altar principal da Catedral que data de 1850.

Se não tiveres medo de alturas, podes aproveitar para visitar a Berliner Funkturm e também a Berliner Fernseheturm. Não te esqueças da paragem obrigatória no Checkpoint Charlie. Esta sim, uma zona cinzenta da cidade e da História Mundial. Checkpoint Charlie foi o nome dado a um posto militar entre a Alemanha Ocidental e Oriental aquando da Guerra Fria. Era, maioriatariamente, um ponto de passagem entre as duas Alemanhas para estrangeiros e militares das Forças Aliadas. Hoje serve como um constante lembrete para a crueldade da Humanidade e para que os mesmos erros não sejam cometidos.

Depois de tanta História e caso ainda tenhas forças, podes ir beber um copo à noite berlinense. Em toda a parte da cidade existem bares, clubes e discotecas para todos os gostos e carteiras. Não te esqueças que a marca de cerveja a pedir é Becks!

Se um dia mais tarde quiseres voltar, podes e deves sempre fazê-lo. Berlim é uma cidade imensa que tem muito mais para contar!

Locais a visitar:

Berlin Hauptbahnhof / Berliner Funkturm / Berliner Fernsehturm / Unter den Linden / Brandenburger Tor / Reichstag / Checkpoint Charlie e o que resta do Muro de Berlim / Museum insel / Berliner Dom / Zoologischen Garten / Schloss Bellevue

Tags
Show More

Susana Bento

Young & Insane!! Esta parece ser uma das descrições preferidas dos meus amigos. Há também quem diga que sou dona de uma gargalhada singular e de uma língua afiada com tendência para o sarcasmo em inglês. A verdade é que eles me adoram assim, young, crazy and loud, e eu os adoro a eles por me aturarem como sou!

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: