Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CulturaLiteratura

“Becoming” by Michelle Obama

No natal passado pedi para me oferecerem o livro de Michelle Obama Becoming e foi a minha leitura durante o mês de fevereiro.

Tinha lido algumas críticas e comentários de pessoas que já tinham lido o livro e recomendavam, eu confesso que sou suspeita porque um dos meus estilos de literatura preferidos é o biográfico. Gosto de conhecer as vidas de pessoas reais, que inspiram e que aos meus olhos me dão alento para acreditar que é possível fazer-se muito mais da vida, do que simplesmente existir.

Também gosto muito de Michelle Obama e de Baracak Obama, mais um motivo para ler o livro com entusiasmo, e foi o que aconteceu!

O livro está muito bem escrito e é contado na primeira pessoa. Michelle Obama conta a sua história pessoal desde criança e descreve a sua personalidade sem grandes rodeios os floreados – é como é e é disso que fala. Outro aspeto importante e amplamente descrito e valorizado é a família, o pilar da existência de Michelle desde sempre, a família de origem e mais tarde a família que criou com Barack e no percurso de ambos onde se englobam amigos e colaboradores.

Durante todo o livro detalha os obstáculos que enfrentou ao longo da vida, do sítio onde cresceu, da importância da família e como aquilo que nos tornamos reflete o nosso empenho em fazer melhor quando crescemos rodeados de pessoas que puxam por nós e nos dão amor.

No fundo é disso que se trata e é sobre disso que Michelle Obama fala: Amor.

Tudo o que faz, tudo o que vive e viveu reflete isso mesmo, o amor aos seus e ao próximo com um genuíno interesse em melhorar as vidas das pessoas, dos cidadãos e do mundo. A importância de fazer a diferença quando se ocupam cargos ou posições que implicam responsabilidade. Mesmo que o cargo não seja de exposição pública, existe ua responsabilidade social inerente que a impulsiona para a construção de uma sociedade melhor.

Essa vontade cresceu com o amor a Barack Obama, a polivalência deste homem para inúmeros desafios sem nunca baixar os braços, a junção dos dois, estimulou o melhor que havia em ambos.

Sempre muito pragmática e realista do longo de todo o livro. Entende-se que sentiu necessidade de se expor desta forma, para que as pessoas a conhecessem um pouco melhor e para evitar equívocos. Durante a exposição pública foi alvo de críticas e comentários infelizes sobre o que disse, o que vestiu e forma como se comportou, o livro apresenta a versão dela sobre todos esses momentos.

Dei por mim a chorar, quando o declínio físico do pai se começa a sentir e a morte parece inevitável. Quando fala com admiração da mãe, do irmão, do marido, das filhas e de uma série de pessoas que a ajudaram a conseguir concretizar os seus objetivos.

As dificuldades que as mulheres enfrentam no dia-a-dia, quando são mães, trabalhadoras, ambiciosas e não querem descurar nenhum dos pontos que são importantes para afirmar o seu carácter e personalidade. Não me vou alongar muito mais no que podem encontrar no livro, para que fiquem outros detalhes sobre a vida desta mulher por desvendar.

Todo o livro é apaixonante, recomendo.

Tags

Sofia Cortez

Sofia Cortez (1978, Lisboa) marketeer por acaso, escritora em desenvolvimento e artista por vocação. Não existe uma linha condutora para a criatividade, só a vontade de criar. Entre os seus trabalhos estão uma Exposição de Croquis de Moda realizada 97 no Espaço Ágora, curso de desenho na Sociedade de Belas Artes em Lisboa, a participação em feiras de artesanato com o projeto: Nomes em Papel para crianças, um livro editado em 2018 “Devemos voltar onde já fomos felizes”, várias participações em coletâneas de autores em poesia e conto, blogger no blog omeuserendipity.blogspot.pt, cronista, observadora, curiosa com o mundo e aprendiz de todos os temas que permitam o desenvolvimento humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: