Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Bem-EstarLifestyle

Barack Obama: o símbolo de um Novo Mundo

Se existe um político que marca, realmente, no espectro mundial, o século XXI, ele é, sem dúvida, o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. Não, porque é o primeiro afro-americano eleito presidente, ou pelas expectativas que foram criadas pela sua eleição e que levaram a altos e baixos na sua popularidade, mas sim pela personalidade, forma de estar, humanidade e postura fracturante com muito do pensamento e da política vigente do seu país, que têm caracterizado a sua presidência.

A 4 de Agosto de 1961, uma sexta-feira, às 19:24, nascia em Honolulu, no Hawai, Barack Hussein Obama II, filho de Barack Obama, Sr., um economista queniano, e de Ann Dunham, uma antropóloga norte-americana. Após o divórcio dos pais e novo casamento da mãe, Barack Obama foi viver para Jacarta, onde estudou entre os seus sete e dez anos. Neste período, deslocado do país natal, com diversas alterações nos seus ritmos, nomeadamente no escolar, viveu, com certeza períodos de grande confusão, marcados por uma Lua em Gémeos na Casa 4, regente desta fase da sua vida, juntamente com Mercúrio, em Leão, na Casa 6, oposto a Júpiter em Aquário, retrógrado. Neste período, ainda criança e no ensino primário, consumiu cocaína, haxixe e álcool, algo que assumiu como o seu maior erro moral na campanha de 2012.

Barack Obama nos anos 1960, no Hawaii

Com 10 anos, muda novamente de país, indo morar com os avós maternos em Honolulu. Aqui, seguiu os seus estudos até 1979, quando vai viver para Los Angeles, onde estuda por dois anos, antes de se mudar novamente para Nova Iorque, para a Universidade de Columbia, onde obtém a graduação em Ciências Políticas. No entanto, é com 24 anos, após mudar-se novamente para Chicago, que começa a fazer o seu grande percurso de vida. Nesse ano, 1985, Barack Obama começa a trabalhar como director de uma associação comunitária religiosa, a Developing Communities Project, criando diversos programas de apoio ligados à educação. No final de 1988, com 27 anos, próximo de entrar no seu retorno de Saturno, entra na Harvard Law School, onde conclui os seus estudos, mudando-se depois, novamente, para Chicago, onde a Escola de Direito da Universidade de Chicago lhe oferece um lugar no corpo docente e onde dá aulas até 2004. No entanto, é a partir de 1996 que começa a fazer a sua carreira política, primeiro como senador estadual, depois como senador dos Estados Unidos da América, em 2004 e, por fim, como Presidente, a partir de 2008 e até aos dias de hoje.

Barack Obama é um trabalhador incansável e perfeccionista. Com o Sol em Leão, na Casa 6, em oposição ao Ascendente, Aquário, dificilmente fica satisfeito com o seu trabalho, procurando sempre fazer mais e diferente. A diferença é, na realidade, o seu grande mote. O seu Ascendente, Aquário, regido por um Saturno em Capricórnio, na Casa 12, em domicílio, e por um Úrano, em Leão, na Casa 8, em conjunção com o Nodo Norte, leva-o a ser um visionário das necessidades dos grandes grupos e instituições. Os seus projectos e lutas contra a guerra e em prol da igualdade de direitos são clássicos deste Ascendente, que faz com que seja amado por muitos, mas profundamente incompreendido por muitos outros. Barack Obama é mais do que um liberal, é um humanista, que preserva, acima de tudo, a igualdade, e que procura revolucionar o mundo em que vive, fazendo uso, para isso, do seu magnetismo e capacidade de chegar às massas, ou não tivesse uma Casa 7, de ligação às pessoas, tão cheia, e onde está, nomeadamente, Plutão.

Mapa Natal - Barack Obama
Mapa Natal de Barack Obama

A força do signo de Leão no seu mapa é preponderante, desde o Sol ao Nodo Norte conjunto a Úrano, definindo o seu caminho evolutivo, ele é a face de uma esperança, de uma mudança, de uma verdadeira revolução. Muitos vêem nele a energia dos Índigos, crianças que começaram a nascer na década de 1960 e que trazem o ímpeto de mudança, de reequilíbrio e de justiça, que vêm com a missão de mudar o mundo em que vivemos. Com Júpiter e Saturno, embora em signos diferentes e ambos retrógrados, em conjunção na Casa 12, há uma sugestão clara e forte para uma escolha da sua alma, embora uma escolha algo difícil ou eventualmente forçada, de abraçar um tão forte e importante desafio terreno, que o levou, por enquanto, ao topo do mundo em termos de poder político.

Obama_Barack-750No entanto, embora seja directo, intuitivo e proactivo, derivado da sua forte energia de Fogo, a realidade é que existe um lado emocional muito profundo e que merece alguma atenção. Com Vénus em Caranguejo, na Casa 5, Neptuno e Meio do Céu em Escorpião e Quíron em Peixes, a formarem um Grande Trígono, existe uma fluência de energia emocional, expressada pela empatia que tem e cria junto das pessoas, fazendo-as acreditar, tal como ele mesmo acredita, que pode ser melhor, pode fazer melhor, pode mudar a própria vida! “Yes, we can!” (“Sim, nós podemos!”) foi o mote da sua campanha para a presidência em 2008, reveladora de ímpeto de motivação, direccionado para um assumir do poder pessoal, de um lugar único num mundo tão vasto, clássico de um Ascendente Aquário.

“A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa, nem se esperarmos por outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos à espera. Nós somos a mudança que procuramos.”

Barack Obama é, sem dúvida, um visionário, não só pelo seu Ascendente Aquário, mas também por ter Quíron, na Casa 1, em Peixes e retrógrado. Embora pragmático, directo, impetuoso e muito mental, Obama é dono de um sentido muito profundo de espiritualidade que lhe confere, certamente, capacidades mediúnicas, materializadas por uma intuição e inspiração muito profundas, que se revelam na sua capacidade de prender a atenção, de tocar os corações e mover massas, mas também pelas orientações superiores que, se assim quiser, tem acesso. Como Quíron está a fazer um t-square com Plutão, em Virgem, na Casa 7, e a Lua, em Gémeos, na Casa 4, toda esta experiência pode ser muito intensa e forte, implicando um forte trabalho de crença, aceitação e de ultrapassar os próprios conceitos, os próprios medos e receios.

BarackObama-MichelleFalar de Barack Obama é também falar de Michelle, a sua esposa. Com tanta energia na Casa 7, a casa dos relacionamentos, nomeadamente em Leão, ela representa a grande mulher que está por detrás deste grande homem, sendo o seu apoio incondicional, sendo uma âncora para Obama. Embora tenha uma postura e uma personalidade fortes, esta energia de Casa 7 tão intensa e muito pautada por fortes desafios, com Plutão em oposição a Quíron em Peixes na Casa 1, em quadratura à Lua em Gémeos, na Casa 4, e em conjunção ao Vertex, demonstram que existem questões emocionais e de relacionamento muito profundas neste homem que valoriza muito o seu casamento e a sua família. Por isso, atraiu para si uma mulher igualmente forte e determinada, com uma personalidade aguerrida, que está ao lado de Obama e não atrás, suportando-o, apoiando-o, mas não se submetendo a ele.

“Eu não estaria aqui esta noite sem o firme apoio da minha melhor amiga nos últimos dezasseis anos, a rocha da nossa família e o amor da minha vida, a próxima Primeira Dama da nossa Nação, Michelle Obama.” – Discurso de vitória, 2008

Um Símbolo de Esperança

A tomada de posse da primeira eleição de Barack Obama é, sem dúvida nenhuma, um dos momentos mais fortes e importantes e que mais dignifica este homem como um dos grandes motores destes primeiros quinze anos do século XXI.

Mapa Natal - Barack Obama e transitos
Mapa Natal de Barack Obama e Trânsitos para a Tomada de Posse

Como mandam as regras, a tomada de posse deu-se no dia 20 de Janeiro de 2009, às 12h. Nesse dia, o Sol tinha acabado de ingressar em Aquário e, no momento da tomada de posse, Mercúrio, retrógrado, estava colocado a seis minutos do Sol, num magnífico Cazimi, ou seja, no coração do Sol, que nas horas seguintes se aproximou ainda mais do seu centro, ganhando uma magnitude e uma força extraordinárias. As palavras proferidas e a imagem de Estado que Barack Obama, apesar dos percalços durante o juramento, clássicos de um Mercúrio Retrógrado, chegaram ao Mundo inteiro, até porque este Sol e Mercúrio, poderosos, em Aquário, juntamente com Júpiter também em Aquário, faziam uma perfeitíssima conjunção com Júpiter natal de Barack Obama e um trígono à sua Lua natal, conferindo-lhe projecção. A partir desse momento, Barack Obama deixava de ser apenas o homem, o político ou o Senador, ele é o representante de um enorme país, de uma superpotência, e o comandante desta nação.

Como se isso não fosse suficiente, a Lua em trânsito por Escorpião, no seu último e poderoso grau, estava a fazer uma muito forte conjunção com o Meio do Céu de Obama, conferindo-lhe a responsabilidade e dando-lhe a força para assumir este novo caminho na sua vida, a vocação e o sentido de profunda entrega. Mais do que uma simples função, há uma consciência de uma missão, de um legado e um recuperar de raízes. Em Astrologia Mundana, a Lua simboliza o povo e a Lua Natal de Barack Obama vem da Casa 4, a casa das origens, da família, aquilo que é mais escondido em nós. Os norte-americanos reconheceram em Obama alguém igual a si e não um tecnocrata tradicional, alguém que não veio de um meio privilegiado, mas que lutou pelo sonho americano, ultrapassou as tão pesadas diferenças raciais e chega com novas ideias, com uma nova postura, à Casa Branca e aos destinos da maior economia do mundo.

A intensidade deste momento é vista também por outros dois planetas em trânsito. Quíron em trânsito estava, nesse momento e num processo desde o início de 2008, mas com mais força no seu final e início de 2009, a fazer conjunção com o Ascendente de Obama, preconizando uma espécie de cura e transformação kármica profunda, o assumir de um propósito de vinda à Terra, de plantar as sementes de mudança. Nesse momento também, Plutão em trânsito, acabado de entrar em Capricórnio e já tendo começado a fazer muitos dos estragos que projectaram o mundo, Estados Unidos da América incluídos, para uma crise, está em oposição a Vénus natal, desafiando Obama a trazer, com fé, entrega e devoção, tudo o que acredita e tudo o que é para este seu caminho.

Obama é, sem dúvida, o símbolo de esperança numa mudança que há muito se aguarda no mundo. Ultrapassando todos os obstáculos e seguindo o seu sonho, com determinação e força, ele chegou onde nunca se imaginaria que pudesse chegar. Dada a projecção obtida, não só por ser o Presidente dos Estados Unidos da América, mas também pelo seu carisma, ele tornou-se um exemplo no plano mundial, uma influência, alguém tão amado quanto odiado, como seria de se esperar. No entanto, o cargo de presidente é de um máximo de 8 anos, algo que irá completar-se no próximo ano, e o futuro de Obama, agora a caminho dos 54 anos, como grande líder mundial, acredito, apenas agora se está a desenhar. Não nos podemos esquecer que dentro de menos de 5 anos, em 2020, Barack Obama estará a viver um período fortíssimo da sua vida, com o segundo retorno de Saturno, ao mesmo tempo que terá Plutão em trânsito a esse mesmo Saturno, trazendo-lhe um novo e poderosíssimo desafio que constituirá mais uma e talvez a mais importante etapa da sua vida aqui na Terra.

Tags
Show More

Leonardo Mansinhos

Nasci em Lisboa em 1980 sob o signo de Virgem e com Ascendente Capricórnio. Quando era pequeno descobri uma paixão por música, livros e por escrever. Licenciei-me em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e trabalhei durante quase uma década nas áreas de comércio, gestão e, principalmente, Marketing, mas desde muito cedo interessei-me pelo desenvolvimento espiritual. Comecei como autodidacta há mais de uma década em diversos temas esotéricos, nomeadamente em Astrologia, e, mais tarde, descobri no Tarot uma verdadeira paixão. Hoje dedico-me a esta paixão através das consultas de Tarot e Astrologia, assim como de formação, palestras e artigos nas mesmas áreas. Em 2009 co-fundei a Sopro d'Alma, um espaço de terapias holísticas e complementares, dedicado ao ser humano e onde dou as minhas consultas, cursos e palestras. Procuro, acima de tudo, ser um Ser todos os dias melhor, pondo-me ao serviço da sociedade através de tudo o que sou.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: