Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
SociedadeSociedade

As novas famílias

O conceito de família é a base da sociedade. Se olharmos para a história, verificamos que se convencionou o casamento e as regras da sociedade que o levam a ser um pilar importante. Pai como suporte e sustento, mãe enquanto segunda figura e filhos, sendo os descendentes da relação de respeito e continuidade.

A família convencional tende a desaparecer. O desgaste da rotina e as normas que se perpetuam provocam rupturas graves e definitivas. Os filhos, os que resultam de decisões e das ligações, nunca deixarão de o ser. Novos modos de viver surgem e novos caminhos são trilhados.

No universo das famílias, encontramos novos vocábulos como monoparentais, as que são vividas por um só progenitor, seja ela mãe ou pai. Recompostas, quando se aposta numa nova relação e existem descendentes de ambos os lados e ainda as chamadas novas famílias, que são formadas por pessoas do mesmo sexo.

Os filhos, seres errantes, adaptam-se a novas situações, conhecem novos modos de vida, de estar, experimentam novas sensações, partilhas, espaços e vivências. São os novos irmãos que ganham uma marca profunda no mundo de hoje. Os laços de sangue tornam-se irrelevantes e os afectos são conquistados e não impostos.

O que uma família pretende é o bem-estar e a harmonia e não necessitam de ter inspectores de circunstâncias que as coloquem em modo de prevenção. O seu ambiente é restrito e íntimo e só deve entrar quem decidirem que o deve fazer. Família é onde as pessoas se sentem bem.

Quando há vontade de criar um lar, uma rede de protecção e segurança uma criança fica sempre bem encaminhada. Qualquer criança necessita de atenção, de educação e de amor incondicional. O que importa é quem possa ser a fonte que fornece o bem essencial e preciso.

A função de um educador é ensinar o respeito e o amor. Um bom ambiente permite formar bons cidadãos conscientes e seguros de si. Família é quem nos acolhe no coração, quem nos orienta, quem nos ama verdadeiramente com o coração e com a alma inteira.

Afinal o que é uma família? Existe algum parâmetro ou somos nós que a construímos, lenta, gradualmente e adequada às mutações que o tempo vai criando? Normalidade é somente uma palavra, mas o conceito deixa de fazer sentido em contextos que já não podem ser vistos como um mero vocábulo.

Família é onde se sente o amor e onde a vida acontece e desabrocha como uma pequena flor que se espreguiça pela manhã. Família é o porto seguro onde o barco de cada um aporta. Família é onde a âncora passa a ter o nome de coração.

Tags

Margarida Vale

A vida são vários dias que se querem diferentes e aliciantes. Cair e levantar são formas de estar. Há que renovar e ser sapiente. Viajar é saboroso, escrever é delicioso. Quem encontra a paz caminha ao lado da felicidade e essa está sempre a mudar de local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close
Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: