Tuesday, Jun 27, 2017
HomeLifestyleBem-EstarAs Coisas Simples da Vida

As Coisas Simples da Vida

Vivemos numa sociedade urgente, rápida e ansiosa. Nunca as pessoas tiveram uma mente tão agitada e stressada. (…) Raros são os que contemplam as flores nos jardins ou se sentam para conversar nas suas varandas ou à janela.

  Augusto Cury, Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século

Vivemos, por vezes, demasiado agitados, tão distraídos ou mergulhados numa rotina, que acabamos por não nos aperceber do que nos rodeia ou por não aproveitar as pequenas coisas que nos são oferecidas. De facto, muitas vezes, só damos valor a algo quando deixa de existir. No entanto, reparar no que parece, à primeira vista, tão mínimo pode ser a solução para nos sentirmos mais preenchidos e felizes.

Ouvir os pássaros a cantar de manhã, ver o dia a transformar-se em noite num magnífico pôr-do-sol, ou contemplar o nascer do sol com todo aquele espetáculo de cores no céu, caminhar ao som da nossa música preferida, sentir uma brisa de ar fresco numa noite quente de verão, falar com alguém que nos está realmente a ouvir, ver uma maravilhosa criação da natureza que se transforma numa paisagem de cortar a respiração, o cheiro a café acabado de fazer, água fresca num dia quente, ajudar alguém com um pequeno gesto (cujo significado é maior do que pensamos), ou ver a luz do dia até mais tarde. Tantas são as coisas e tantas são as pessoas que nos podem deixar um sorriso na cara, se dedicarmos algum tempo a reparar nelas e a agradecer pela sua existência.

Contudo, as vantagens de apreciar as coisas simples da vida vão para além da felicidade. Contemplar os pequenos momentos dá-nos mais energia, resiliência e flexibilidade para resolver problemas, assim como nos ajuda a encontrar sempre algo de positivo em todas as situações. Quando nos focamos naquilo pelo qual devemos estar gratos, não damos tanto protagonismo a pensamentos negativos e alteramos a nossa maneira de olhar o mundo, vendo tudo de uma perspetiva mais abrangente e, sem dúvida, mais fascinante.

A vida é feita destas pequenas coisas. É feita dos dias de sol, de conversas, de caminhadas ao ar livre, de cheiros maravilhosos, de molduras naturais pelas quais passamos, de sorrisos, de música, de abraços, dos nossos livros preferidos e de histórias que ainda estão por ler. Cabe a nós aproveitar tudo isto. Apesar de não ser algo grandioso ou épico, é, sem dúvida, insubstituível. Desfrutar de momentos simples é a chave para conseguirmos ver a beleza do mundo, tendo em conta que apreciar as coisas simples não significa que nos conformamos, mas sim que aproveitamos cada momento. Se temos tempo para apreciar as pequenas coisas, temos tempo para apreciar a nossa existência, incluindo as pequenas memórias e momentos de que a vida é feita.

We are all travelling through time together, every day of our lives. All we can do is our best to relish this remarkable ride.

-Filme Dá Tempo ao Tempo, Diretor: Richard Curtis

Alice está terrivel
Just another ordinar

btguerra@gmail.com

Apaixonada por escrever, ler e viajar. Adoro ouvir histórias de vida e histórias de sucesso. Interesso-me, igualmente, por temas como: bem-estar e estilos de vida, desenvolvimento pessoal, viagens, cultura, idiomas e sociedade.

Rate This Article:
NO COMMENTS

LEAVE A COMMENT