Ciências e TecnologiaTecnologia

As bibliotecas tradicionais na Era Digital

A Web e todas as possibilidades que comporta alterou a forma como vemos as bibliotecas, os antigos depósitos do conhecimento. Na realidade digital, o conhecimento viaja à velocidade da luz com um simples click sendo que a fonte de conhecimento central foi substituída pelo Google e outros motores de busca semelhantes. As formas tradicionais de aprendizagem parecem estar em desuso que para não morrerem precisam de se adaptar aos novos tempos.

O conceito de “Biblioteca virtual” tem sido a resposta de muitas bibliotecas que reconhecem as dificuldades em competir com a Web nas sociedades contemporâneas. Assim, dentro das bibliotecas nasce um conceito híbrido que alia o espaço físico ao virtual, realizando um importante trabalho de selecção, filtragem e tratamento da informação em vez do cidadão aceder à informação em bruto na Internet.

Apesar dos diversos paradigmas tecnológicos, as bibliotecas chamaram para si uma nova função que lhes permite sobreviver na era da inovação tecnológica desempenhado um papel importante de mediadores do conhecimento usando, sempre, como instrumento primordial as novas tecnologias de informação e comunicação que são a nova base da relação entre as bibliotecas e os seus utilizadores.

Além disso, a importância de uma biblioteca na era digital não reside apenas no plano intelectual, mas também no valor do património. No caso de Portugal são muitas as bibliotecas que encerram, entre as quatro paredes, livros e arquivos pessoais com um valor histórico, simbólico e cultural incalculável ou foram palco de acontecimentos que marcaram a História nacional.

Biblioteca Joanina em Coimbra
Biblioteca Joanina em Coimbra

Igualmente, a beleza arquitectónica de algumas das mais antigas bibliotecas do mundo fazem notícia pela imprensa internacional, formando-se listas das bibliotecas mais bonitas do mundo que se constituem como pontos turísticos de interesse para atrair futuros visitantes a vários locais do mundo.

Assim, entre teclas, espaços virtuais e colecções infinitas, as bibliotecas encontram o seu lugar na Era Digital continuando a “guardar o conhecimento, a cultura e produção científicas das civilizações”, eternizando a História.

Tags
Show More

Estela Tavares

Sem dúvida, que a comunicação é uma paixão inegável e que me define como pessoa, por isso, a licenciatura em jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social foi um passo natural. Poder escrever sobre o mundo, que nas suas múltiplas manifestações nos fornece a matéria-prima, que nos rodeia é um privilégio.
Quanto a mim, os vícios por porta-chaves, sapatos e o Nadal (um grande tenista) são algumas das características, que segundo os meus amigos me conferem uma loucura q.b

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: