CulturaCultura

Antigo cântico da Suécia

O kulning é um antiquíssimo estilo de canto da música folclore dos países escandinavos. Inicialmente surgiu na Suécia, mas estendeu-se rapidamente pelos países vizinhos. Não se sabe uma data certa, mas acredita-se que este tipo de canto tem sido utilizado pelo menos desde a Idade Média.

Para além disso, o kulning tem a peculiaridade de que é um tipo de cântico utilizado unicamente ao ar livre. Não é um canto de guerra, nem de festa e muito menos religioso, é um canto usado para chamar o gado, para se comunicar com outras pessoas que estão a uma certa distância nos campos e até mesmo, dizem, para repelir certos predadores, como ursos e lobos.

mg_antigocanticodasuecia_1Chama a atenção o facto de que são cantos praticados somente pelas mulheres e isto deve-se ao facto de que elas têm tons mais agudos de voz do que os homens, apesar de que há registros antigos destes cantos entoados também por eles. Contudo, vale a pena dizer que, desde a antiguidade, eram as mulheres que deixavam o gado subir aos campos mais altos e, antes do anoitecer, chamavam-nos com estes cantos para que eles descessem. Além disso, estes cantos podem ser de uma só pessoa, mas é frequente que seja utilizado por um grupo familiar inteiro, para que, assim, o gado propriedade da família saiba que está a ser chamado pelos seus donos.

O chamamento parece um belo canto em tons agudos que alcançam longas distancias e que ecoam através das montanhas e vales. O tom é fascinante e provoca uma certa sensação hipnotizante. Tecnicamente, requer uma forte pressão do ar atrás das cordas vocais e o som deve ser projectado para fora e para a frente, tal como quando chamamos ao ar livre alguém que está longe.

A tradição continua viva até hoje, apesar de já não ter a mesma força que teve outrora. Ouve, no vídeo que se segue, este cântico mágico:

Tags
Show More

Maria J Gutierrez

Bióloga de profissão, amante da natureza e de todas as suas formas de vida, desde os seres mais gigantes até aos mais pequeninos. Não há nada como estar com a família, descobrir o mundo, aprender, ler um bom livro e cervejinhas com os amigos.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: