LifestyleViagens

Annecy: Um paraíso nos Alpes

Verde. Muito verde. Azul cristalino. Montanha. Neve. Ar puro. Vacas a pastar. Natureza. Castelos. É assim que retrato Annecy. Frequentemente chamada de Veneza dos Alpes. Um local de uma beleza ímpar, que merece, pelo menos, uma visita na vida.

A zona é apetecível aos amantes de parapente. Se não é o melhor sítio da Europa para voar, é certamente um dos melhores do velho continente. Quem lá vai, dificilmente não vê no ar estes voadores. Arrisco mesmo a dizer que já fazem parte do cartão-de-visita de Annecy. Afinal, quem resiste a não experimentar? As típicas paisagens campestres da zona, conjuntamente com as águas límpidas do enorme Lac d’ Annecy, fruto do degelo dos Glaciares, considerado um dos mais limpos do mundo, fazem de cada voo uma experiência de cortar a respiração. Para os menos audazes, sempre têm as descolagens para matar o bichinho, basta seguir as placas de indicação, ou estes aventureiros, que logo as encontram. Então, se for ao fim do dia, tem tudo para ser uma das imagens a guardar para sempre na memória. É simplesmente fantástico, sentar-se nos tapetes verdes, colocados propositadamente para facilitar as descolagens, e observar os pilotos a lançaram-se no ar, envolvidos por uma Natureza praticamente inalterada pela acção do Homem.

DR_annecyumparaisonosalpes_destaqueA cidade em si convida a longos passeios. Annecy é uma cidade tipicamente turística, repleta de multidões. Em certas alturas do ano, poderá assustar à primeira vista, sobretudo, a quem não está acostumado a tanto movimento, mas em nada faz perder a vontade de a conhecer por perto. Nem que seja por causa dos tapetes de relva nas margens do lago, que nos aliciam a caminhar sobre ela e a comprovar de perto a transparência das águas que a acompanham. Se não és grande amante de caminhadas, fica descansado, sempre podes alugar uma bicicleta, por hora levam 10 euros, ou fazer um passeio de barco, que fica por 14 euros. A parte antiga de Annecy é de uma beleza arquitetónica única, que facilmente nos leva a viajar no tempo. Para quem já esteve em cidades como Roma e Salamanca rapidamente encontra algumas semelhanças. Porém, acredito que quem visitou Veneza faça rapidamente uma analogia entre ambas, muito por culpa dos vários canais que cortam o centro histórico, mas o que fica realmente na memória é o Palácio de I’Isle, que parece ter saído de um conto de fadas. É, sem dúvida, o postal de Annecy. Uma construção do século XI, localizada numa pequena ilha, rodeada pelo rio Thiou, afluente do Lac d’ Annecy. Utilizado, por inúmeras vezes, como prisão, hoje é um museu aberto ao público. Irás também notar, aquando do teu passeio pela cidade, a existência de alguns castelos ao longe e pelo que consegui apurar são propriedades privadas e só em épocas especiais, alguns deles, estão abertos ao público. Existe ainda na cidade uma Catedral, que data do início do séc. XVI. Com muita pena minha, não tive oportunidade de a visitar, mas pelo que observei merece o desvio. Segundo o que me contaram, já teve em tempos a honra de receber a visita do Papa João Paulo II.

Falando em desvio, não podes deixar de ir, ali ao lado, perto da vila de Thônes (que também merece uma espreitadela), ao Musee de la Resistance et de la Deporation, especialmente se és um aficcionado pela Segunda Guerra Mundial. Nas suas salas, irás encontrar expostos objectos e documentação, que retratam a história da Resistência Francesa naquela zona, bem como dos judeus ali capturados. Entre os objectos há cartas comoventes dos prisioneiros nos vários campos de concentração Nazi, bem como exemplares de armas utilizadas na época, fotografias e nomes de quem morreu numa guerra não muito distante. Uma exposição única, que mexe com os sentimentos dos mais sensíveis. Merece sem dúvida uma paragem, nem que seja para fazer um minuto de silêncio junto dos restos mortais, destes verdadeiros lutadores, depositados no exterior.

DR_annecyumparaisonosalpes2Visitar este paraíso dos Alpes, sem ir à neve e tomar um chocolate quente, é como se quase não saísse de Portugal, por isso mesmo, aconselho um salto à encantadora vila de Saint Jean Sixt, a cerca de 50 quilómetros de Annecy. É uma vila que marca pela sua beleza. Os edifícios são todos feitos de madeira. Ao caminhar pelas suas ruas, além de ficar encantado por esta vila alpina, facilmente se deixa convidar pelas montras das cafetarias locais, repletas de bolos coloridos e chocolates magistralmente esculpidos em forma de vacas, galinhas e coelhos (são apenas alguns exemplos), que só de olhar nos deixam a salivar. Os preços são bem mais elevados que no nosso país, mas pela experiência vale a pena puxar os cordões a bolsa. Já que estão de visita a esta localidade, depois de matarem a gula, aconselho um salto à estância de esqui de Saint Jean Sixt, com acesso de teleférico a partir da vila, nem que seja só para rebolar na neve. Acredita que vale a pena.

Annecy, assim como toda a zona envolvente, não é um destino barato. Os hotéis são caríssimos e os preços da restauração são de arregalar os olhos. O melhor que tem a fazer é ir com a sua família, ou um grupo de amigos, e alugar uma casa perto da cidade. Há muita oferta e as moradias têm excelentes condições. Entre todos, fica bem mais acessível, sobretudo, em época baixa, tendo ainda a vantagem de comer em casa. Há, claro, também a vantagem de logo pela manhã verem vacas a pastar nos campos, fazendo-o sentir de imediato na pele de um verdadeiro alpino.

Pelas suas paisagens únicas, por tudo o que pode descobrir e desfrutar, Annecy é um destino a considerar nas suas viagens de sonho. Fica a dica.

 

 

 

 

 

Tags
Show More

Diana Rodrigues

Minhota de gema. Distraída. Aventureira. Gulosa. Crítica. Observadora. Anti rotina. Persistente. Sonhadora. Alguém que vê na evolução um objectivo. A escrita? É mais que uma fuga. É paixão. O jornalismo regional e a imprensa online são os intermediários.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: