Negócios

Alcançar o sucesso (conselhos dos CEOs)

Saber aproveitar as oportunidades, ser inovador, saber liderar, antecipar o futuro ou assumir os riscos parecem os conselhos mais básicos e sempre ouvidos quando falamos em como gerir bem uma empresa. Porém, a verdade é que os melhores CEOs do mundo dizem que foi assim que chegaram ao topo.

A Heidrick & Struggles realizou 55 entrevistas aos CEOs das grandes, mas também das pequenas empresas perguntando-lhes o que fariam de diferente, se tivessem uma segunda oportunidade. A maioria dos entrevistados disseram que estabeleceriam prioridades e agiriam com rapidez, tomariam as decisões com prontidão, já que os CEOs, segundo o estudo, têm o hábito de adiar as decisões mais complexas. Pediriam ajuda, quando é necessário, conheceriam pessoalmente os membros do conselho de administração e tentariam liderar melhor as equipas. Eram estes os pontos em que os CEOs apostariam mais, se tivessem uma segunda oportunidade.

Apesar das respostas muito semelhantes, cada um deve encontrar a sua forma de chegar ao sucesso. Oprah Winfrey, por exemplo, acredita que para ter sucesso é preciso mudança: “todos precisamos de mudanças de tempos a tempos, porque se conseguirmos ver uma possibilidade de mudar a nossa vida, ver aquilo em que podemos tornar-nos e não apenas aquilo que somos, então, teremos um enorme sucesso“. Já Mark Zuckemberg acredita que a chave do sucesso é fazer o que se gosta. Michael Dell, presidente e fundador da Dell, diz que o segredo é a rede de contactos que cada um tem. “Early to bed, early to rise, work like hell and advertise” é o lema para Ross Perot, empresário do Texas, para atingir o sucesso.

Steve Jobs, o fundador da Apple, é aquele que, talvez, mais conselhos deu ao longo da sua carreira sobre o sucesso. E é talvez aquele que chegou ao sucesso, contrariando todas as previsões e todo o percurso que se dizia ideal para atingi-lo.

(Discurso do Steve Jobs na Universidade de Stanford)

O criador da Apple diz que para ter sucesso é preciso:

  • Antecipar o futuro
  • Focar-se no que é positivo
  • Em caso de falhas, seguir em frente
  • Viajar
  • Assumir riscos
  • Encontrar o sócio adequado
  • Aprender com os melhores.

No entanto, também falou da morte, da importância de ter a consciência da morte: “Porque tudo, todas as expectativas externas, todo o orgulho, o medo do ridículo e do fracasso, tudo isso desaparece com a morte. Ficamos apenas com o que é verdadeiramente importante”.

O sucesso é uma noção subjectiva, no entanto, até cientistas procuraram um caminho para atingi-lo. O The Muse fez uma lista com sete segredos baseados em estudos científicos, que poderão ajudar alcançar o sucesso.

  • Agir, porque o agir aumenta a confiança
  • Ser autêntico
  • Ser sociável
  • Abrir mão das recompensas pequenas para alcançar as grandes
  • Ser determinado e perseverante
  • Abrir a mente
  • Investir nos relacionamentos amorosos.

Há varias listas e vários concelhos que nos dizem como alcançar o sucesso. Apesar disso, são todos concelhos muito vagos, mas será que realmente podem ajudar a alcançar o sucesso?

Tags
Show More

Silvia Burlacu

"Escrever é uma maneira de pensar que não se consegue pelo pensamento apenas. Todos os constrangimentos sintácticos e gramaticais da escrita, em vez de nos reprimirem, levam-nos a encontrar frases que não existiam antes de serem escritas, que não podiam existir de outra forma." Miguel Esteves Cardoso

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: