Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
LifestyleViagens

A Venice de Abbot Kinney

O melhor de Venice Beach divide-se entre as pessoas e a vida. Uma e outra dependentes entre si. As pessoas pela forma de vida descontraída de braço dado com uma praia urbana e um ambiente de Verão que se mantém por todo o ano. A vida pela forma como transpira nas pessoas mesmo nos momentos mais rotineiros, que ali são sempre uma outra rotina. No ar respira-se vida e há uma vibração espontânea de alegria que rapidamente se torna contagiante.

Venice Beach é mais do que isto. Foi fundada em 1905 como vila resort de praia a 32 quilómetros de Los Angeles por um milionário de nome Abbot Kinney. Foi sua a visão de transportar a imagem da Veneza italiana com os seus canais, dos quais poucos ainda subsistem. The Canals é um local pitoresco por excelência, imagem frequente de filmes e séries. E é uma pequena ilha de paz. Andei pelos estreitos passeios ao longo dos canais, atravessando as suas pequenas pontes de madeira. Foi um verdadeiro remédio para a mente. Descobri um local que nos permite pensar onde estamos e quem somos, onde prima pela ausência dos sons da cidade e onde até o calor do sul da Califórnia se torna ameno no nosso espírito. E sendo um local puramente residencial, a ausência de pessoas é ali um bem garantido. Fiquei ali por uma hora, caminhando calmamente sem destino, imaginando-me a viver em cada uma daquelas casas para depois regressar às ruas de Venice Beach e ser socado pela realidade com sons e imagens violentas.

The Venice Canals, um recanto de silêncio em plena cidade.
The Venice Canals, um recanto de silêncio em plena cidade.

Não muito distante, o outro grande atractivo de Venice Beach é a rua que homenageia o seu fundador. Abbot Kinney Boulevard é um local premium por excelência. Já uma vez considerada pela famosa revista GQ como The Coolest Block in America. Em quase toda a sua extensão, entre palmeiras e murais extraordinários, há boutiques de designers da vanguarda, coffee shops e restaurantes gourmet onde a qualidade do serviço e comida são palavras de ordem, alguns com fama há mais de uma geração. Há as lojas de mestres joalheiros e várias galerias de arte que permanecem abertas até bem depois do pôr-do-sol, frequentemente com festas organizadas só porque ali é normal.

E pelo meio encontramos curiosas lojas que à partida parecem deslocadas, mas que na realidade são fundamentais na criação do ambiente que se vive naquela rua. A Tumbleweed & Dandelion é uma surpreendente loja de mobiliário reciclado, famosa pelas peças expostas no passeio. À primeira vista pareceu-me que alguém tinha colocado a mobília na rua para pintar ou limpar a casa, só uma vez lá percebi que era de facto uma loja. Desperta a atenção pela originalidade da sua imagem. Depois a Venice Vintage Paradise tem o poder de fazer uma pessoa perder (ou ganhar) horas no seu interior a ver com pormenor toda uma imensidão de produtos de outros tempos. E a fabulosa Mystic Journey Bookstore, onde entrar na loja é uma viagem para um mundo melhor, um local espiritual que nos desperta os sentidos com as suas cores, odores e som ambiente.

Abbot Kinney Boulevard é a única rua de lojas e restaurantes que eu conheço que não é só para ser vista. É essencial e inevitável também senti-la, tocá-la, prová-la, cheirá-la. É um must praticamente desconhecido por cá, que se torna inesquecível depois de uma visita. E depois de cada visita.

A Tumbleweed & Dandelion, com os seus artigos na rua.
A Tumbleweed & Dandelion, com os seus artigos no passeio da Abbot Kinney Boulevard.
Tags
Show More

André Araújo

Licenciado em história da arte, é a arte das histórias que me move neste mundo. Os mundos de Homero e de Virgílio, de Kafka e de Marquéz, de Bukowski e de Fante, são onde encontro as palavras que me definem e me atormentam, na contínua aprendizagem pessoal para construir o MEU próprio mundo.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: