Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CulturaCultura

A Romântica Noite dos Setes

No final do Verão, as estrelas Altair e Vega aparecem no céu nocturno chinês e conta-se a seguinte história de amor:

Um jovem camponês Niulang passeava certa vez pela floresta e encontrou-se com sete fadas, que tomavam banho num lago. Ganhando coragem, decide esconder as roupas delas. As irmãs fadas, quando se dão conta do sucedido, mandam a irmã mais nova e mais bonita, Zhinü, a tecedeira, recuperar as roupas. Ela obedece, mas, como Niulang a viu sem roupas, ela fica obrigada a aceitar a sua proposta de casamento. Eles casam, apaixonam-se e são muito felizes juntos. Porém, a Deusa do Céu descobre que Niulung, que é mortal, casou-se com uma fada e não aceita esse casamento, separando o casal para sempre e enviando-os para o céu na forma de duas estrelas – Altair (Niulang) e Vega (Zhinü). No meio delas, encontra-se a Via Láctea, que representa um rio a separar os amantes.

MG_aromanticanoitedossetes_2Só que, uma vez por ano, todas as Pega-Rabudas do mundo (aves de clima temperado) juntam-se e voam até ao céu, formando uma ponte que atravessa a Via Láctea, para que Niulang e Zhinü possam estar juntos, depois de tanto tempo longe um do outro. Isto acontece na sétima noite da sétima lua do calendário chinês. Daí o nome da festividade originada a partir desta lenda ser “A noite dos setes”, ou, em chinês, “Qi Xi”. Nesta noite, é possível ver a brilhar no céu chinês estas duas estrelas e, no meio delas, uma outra estrela, que simbolicamente representa a ponte que só durante esta noite reúne os dois amantes. Diz-se também que, se nesta noite chover, as gotas da chuva na verdade são lágrimas de felicidade do casal que se reencontra.

Esta bonita lenda é a mais antiga relacionada com as estrelas que a cultura chinesa tem e é originária da época da Dinastía Han (206 a.C – 220d.C), tendo dado lugar à festividade tradicional mais romântica da China, também conhecida por Dia dos Namorados chinês. Em 2014, o festival aconteceu no dia 2 de Agosto do nosso calendário.

Há várias tradições e variam um pouco segundo a região, mas, no geral, jovens solteiras e também as recém-casadas fazem oferendas de frutas, flores, chá e pó facial para Niulang e Zhinü. Ao finalizar-se a oferenda, o pó facial é espalhado pelo tecto da casa e entre as jovens, para que, assim, se unam com a beleza de Zhinü.

MG_aromanticanoitedossetes_1Nesta data comemorativa, as jovens chinesas costumam mostrar as suas habilidades domésticas, para encontrarem um bom marido. Uma outra tradição é colocar uma agulha de costura numa xícara cheia de água e, se a agulha flutuar, significa que a jovem é uma costureira habilidosa. Também é costume, de noite, em ambiente pouco luminoso (às vezes, apenas sob a luz do luar), as jovens tentarem enfiar 7 fios, cada um numa agulha diferente, e a jovem que o conseguir primeiro será abençoada com boas habilidades no lar e com um casamento feliz.

A maioria dos rituais desta data envolvem jovens mulheres, mas é também, neste dia, que casais de todas as idades visitam o “Templo do Casamenteiro”, para rezar pelo seu amor e felicidade, enquanto que aqueles que ainda não encontraram a sua cara-metade visitam também este templo, para pedir por sorte no amor.

Nas ruas, coloridos adornos de papel são pendurados, organizam-se desfiles, feiras e fogo-de-artifício.

Para além da China, esta data também é festejada no Japão (Tanabata) e na Coreia (Chilseok).

Tags
Show More

Maria J Gutierrez

Bióloga de profissão, amante da natureza e de todas as suas formas de vida, desde os seres mais gigantes até aos mais pequeninos. Não há nada como estar com a família, descobrir o mundo, aprender, ler um bom livro e cervejinhas com os amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: