MundoPolítica

A ONU

Quais os desafios da ONU na era da globalização? Ainda tem o mesmo poder de antigamente? Não será necessário alterar as suas funções para os desafios do século XXI?

A Organização das Nações Unidas, criada na sequência do insucesso da Sociedade das Nações (SDN) que permitia o sistema da guerra justa, assenta num sistema de legalidade racional que decorre tanto da existência de uma agressão que justifique a defesa, quanto de uma ameaça à paz. É neste âmbito que surge a manutenção e promoção da paz pela ONU.

Um dos grandes desafios da ONU é o cumprimento do propósito que a acompanha desde a sua criação – manter a paz e a segurança internacionais antecipando a ocorrência de conflitos e as violações dos direitos humanos.

Apesar de a ONU representar a união de todos num só mundo não significa que a harmonia, respeito e entendimento humano imperem nesse mesmo mundo. A globalização tem um forte impacto nos dias que correm, sobretudo, por se pensar que todos vivem em constante contacto e ordem. Certo é que a globalização aproximou sociedades, estados, pessoas, culturas e mercados, mas também possibilitou mudanças na tecnologia, economia e política.

A globalização significa por isso uma linha ténue entre fronteiras traduzindo-se numa ameaça para os dois estados entre a fronteira, se disso for caso. A ONU, porém, tem um papel preponderante na universalização dos direitos humanos e, por isso, continua e continuará a ter um papel importante na promoção da paz e da harmonia entre estados e culturas diferentes.

ONU 2

O termo globalização já entrou no dicionário mundial e quer cada vez mais referir-se à necessidade de um único estado, com as suas leis e ministérios e com todos os estados a cumprir as leis universais e imputáveis que a globalização impõe. Desta forma, o casamento gay, o aborto, a eutanásia e outras práticas condenadas pela lei natural seriam legítimos, porém o princípio da subsidiariedade não seria aplicado, pois sufocar-se-iam as sociedades inferiores.

A ONU, incansável na promoção da paz e harmonia, tem combatido pela congruência entre os povos e sociedades e a era da globalização mais não vai trazer do que a tentativa constante da manutenção da harmonia. Os desafios do século XXI estão a ser superados pela Organização das Nações Unidas e espera-se que continue a suplantá-los.

Tags
Show More

Rita Nunes Ferreira

Licenciada em Comunicação Social e pós-graduada em Estudos Europeus nasci neste mundo onde tudo/quase tudo se traduz em formas de comunicar. Tenho uma paixão nata pela escrita e um soberbo gosto pelo jornalismo em áreas diversas – lifestyle, sociedade, direitos humanos, política, assuntos europeus. Tendo sido ou não talhada para esta azáfama constante não existe o que possa demover. Todos os dias se justifica acordar e escrever mais um “bocado”.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: