SociedadeSociedade

A Nigéria e o OLX

Os tempos são de crise e está na moda procurar segundos donos para objectos que já não nos servem, mas que ainda valem algum dinheiro. Com a evolução dos meios de comunicação, basta ligar o computador e, em cerca de 10 minutos, podemos ter o nosso anúncio online, a custo zero e facturamos o que bem entendemos, pois nenhuma percentagem tem que ficar para a loja.

Normalmente, o email chega com a oferta e este não foi excepção. O artigo era uma máquina fotográfica analógica, vendida a preço de amigo, valor que foi aceite no momento. Mais que aceite, foi acrescido de 90 euros dos portes de envio, uma vez que o mesmo seria feito para a Nigéria (cidade de Ibadan, no estado de Oyo). Foi solicitada a maior brevidade possível, uma vez que o irmão, ou a prima estavam em completo desespero para a utilizar e, do mesmo modo, foi também pedido o NIB para a imediata transferência do valor, um total de 190 euros, via Paypal.  Os emails, credíveis e com logótipos a condizer, toldaram qualquer hipótese de fraude. É claro que a ingenuidade também ajudou, algures aliada à ganância de se ganhar mais 90 euros que o previsto. Em nome do Paypal, chegou um email a informar que a totalidade do valor estava cativo por esta entidade, bastava fazer-se o envio do comprovativo de envio da máquina para que este fosse creditado.

SP_nigeriaeoolx2

Tudo foi tratado como manda a lei. Máquina enviada, embalada a preceito (não fosse na viagem danificar-se), portes de envio pagos e comprovativo anexado. Dinheiro nada. De repente havia um erro e, afinal, o Paypal havia retirado 276 euros da conta do comprador e agora teria que ser o vendedor a assumir tal lacuna. Essa diferença (86 euros) teria que ser reembolsada através do Wester Union e também este comprovativo teria que ser enviado, a fim do dinheiro ser liberto. O esquema terminou aqui e mais nenhum valor foi pago, porque a ignorância tem limites. É que a justificação para tal erro foi dada por falha na Internet, o que resultaria num pagamento em duplicado, ou seja, 380 euros e não 276.

Quando contactado o comprador, manteve sempre a sua versão: “Paypal ter o seu dinheiro, não preocupar ou ser paranoico, está em suas mão Paypal libertar o valor. Ainda pedi a Paypal para creditar o valor em sua conta (porque confio em você), mas é contra política Paypal, então ter combinado pagar pelo Western Union“, assim escreveu em Google tradutor nigeriano-português e, em bom português, quase que fez chorar as pedras da calçada com tanta confiança. Como o vendedor não estava a proceder ao envio do reembolso, uma última técnica de pressão foi utilizada: um email do FBI, alertando para a eventual prisão caso o vendedor não solucionasse a situação. Chegou mesmo a ser para rir.

SP_nigeriaeoolx1

Contactado o OLX para denúncia da burla, o mesmo advertiu que propostas como esta, vindas do estrangeiro, são geralmente tentativas de fraude. O OLX aconselha a que só se efectuem trocas em pessoa e que, previamente, se tente obter informações sobre o artigo em questão, tentando assim garantir o máximo de segurança nos negócios. O “senhor” Estrella Murphy faz parte de um role de pessoas e emails já identificados em páginas que denunciam fraudes, como parte integrante do esquema nigeriano, que actua em sites de objectos em segunda mão. estrella0310@blumail.org, francesrichter743@gmail.com, wilsonsandra074@gmail.com, pay-verify@clerck.com (Paypal), entre outros, são 4 dos inúmeros emails dos quais se fazem valer para enganar as pessoas.

Quanto à Nigéria, graças à popularidade desta prática que tem vindo a aumentar desde o início dos anos 80, já ganhou um lugar de honra no Código Penal da Nigéria. O Artigo 419, no Capítulo 38, refere-se à “obtenção de bens sob falsas pretensões”, fraude que se enquadra no crime de estelionato (“obter para si e para o outro vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo, ou mantendo alguém em erro mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”), correspondente ao Artigo 171, do Código Penal Brasileiro, dois países já conhecidos pelas suas práticas de fraude e merecedores de Códigos.

Tags
Show More

Sara Pereira

O que me define não é a formação académica ou estudos complementares.
Sou isto: nem mais nem menos que alguém, mas ninguém é igual a mim. Sou única, com os meus defeitos e virtudes.
Sou complexa e simples ao mesmo tempo. Por vezes complexa nas alturas em que deveria ser simples, nunca ocorre no tempo certo ou na medida exacta. Sou descomedida na medida do equilibrado. Sinto muito mas esqueço depressa. Apaixono-me constantemente pela paixão e sofro desilusões assolapadas. Cada dia, mais que em qualquer outro tempo, tento equacionar que não é nem será a ultima vez que as sofro e assim aprendo a senti-las menos.
Sou sonhadora e vivo a sonhar com um mundo que seja um lugar melhor para nós. Gosto de viver alienada desta dita realidade que me rodeia, para não sabotar quem sou. Sou uma alma em constante desconstrução para que me possa continuar a construir. Tenho eternas perguntas que nunca serão respondidas.
Gosto de escrever. O que me falta na comunicação verbal, compenso na escrita. Gosto da fluidez das palavras, do peso que podem adquirir, da maneira como podem tocar, do significado escondido que podem ter. Para além do que dizes ser óbvio há sempre mais, se escolheres ler-me. E quando verdadeiramente me lês, sou isto: nem mais nem menos, mas feliz por ser assim.

Related Articles

24 thoughts on “A Nigéria e o OLX”

  1. Parece que não é mais só um esquema nigeriano.
    Caí numa fraude similar e o suposto comprador queria que eu enviasse o produto para a cidade de El Paso, no Texas, Estados Unidos!
    Seu nome (não sei se é verdadeiro) é James Edward e solicitou para uma mulher chamada Cynthia Reyes.
    Comecei a desconfiar quando ele pediu o dinheiro para pagar a taxa de imposto por uma transferência bancária pela Western Union e depois que viu que eu não iria pagar por isso, incrivelmente ele resolveu tirar o produto da alfândega, ele sairia no lucro do mesmo jeito…
    Infelizmente nunca vou ver a cor do dinheiro e só ganhei uma lição aprendida

    1. Elizângela,
      O facto da morada ser EUA, não significa que o esquema não seja nigeriano. Porque o que interessa não é a morada, a fraude é feita no pagamento de quantias Western Union. Eles não querem saber do produto. Eu consegui recuperar a minha máquina porque ninguém o levantou… e passados 2 meses, a máquina estava na minha posse. Contudo, perdi também 65 euros. Aprendemos da pior forma… Cumprimentos.

    1. Obrigada pela partilha. É muito importante tornar estes emails públicos para que exista o máximo de informação e as pessoas não sejam enganadas.

  2. Bom dia Sara, procurei por casos iguais ao meu e encontrei o seu.
    O meu caso é bem recente, e foi com a venda de um iPhone. O mesmo foi também enviado para a Nigéria, com todos os e-mails do PayPal descritos na sua publicação. Esta semana pediram-me 150€ pelo Western Union devido ao comprador ter uma cota mínima de envio de crédito, pelo que o PayPal iria acrescentar esse mesmo valor àquele que me seria depositado posteriormente. Claro que desconfiei nesta fasee não enviei dinheiro algum, mas o iPhone já tinha sido enviado. Contactei hoje os CTT mas o senhor diz que o iPhone já se encontra na Nigéria e que nesse país não fazem devoluções.
    Reparei num dos seus comentários que entretanto recebeu a sua máquina fotográfica de volta. Fez alguma coisa para isso acontecer, junto dos CTT?
    Obrigado!

    1. Olá António.

      Dirigi-me aos CTT’s e apresentei uma queixa de burla. Preenchi um formulário de retorno da mercadoria. Tenho ideia de ter pago um montante (barato) para que a máquina retornasse. Nada era garantido, no entanto, passados 2 meses, voltei a receber a máquina. Normalmente os burlões não levantam os artigos, porque a burla é feita pelo pagamento de valores à WESTERN UNION. Explique a situação nos CTT’s onde fez o envio e veja o que é possível fazer. Julgo que paguei 5 euros pela reclamação /denúncia. Lamento que lhe tenha sucedido o mesmo… Boa sorte!

      1. Mónica,

        Infelizmente julgo que não. Eu consegui reaver a minha máquina mas perdi o valor dos portes… é divulgar estes esquemas para que as pessoas não caiam neles.

    1. Boas Leonel,

      Os artigos não lhes interessam, por isso é indiferente se é dos EUA ou se da Nigéria. É no processo de envio que eles enganam e roubam o dinheiro. Existem vários emails e várias pessoas envolvidas nisto… Quanto maior for a divulgação, mais informados estaremos e assim podemos evitar que aconteça a outras pessoas… Obrigada pela partilha.

  3. Fui contactado há 2 dias por uma suposta Cristina dos Santos a trabalhar na Nigéria exactamente na mesma cidade aqui mencionada, Ibadan, Oyo. O primeiro e-mail não continha erros de gramática, não deu para desconfiar. No segundo queria o IBAN para transferir o dinheiro do custo do meu equipamento e acrescia 30 euros para expedição. O que me fez desconfiar e pesquisar foi assinar como Femi Santos, diferente do endereço inicial, e algumas frases mal traduzidas com tempos de verbo errados e preposições sem contexto. Ainda não percebi bem como é que podem burlar…eu não envio nada sem o dinheiro estar na minha conta e o paypal não tem nada a ver se a encomenda foi ou não expedida, acho eu… Por acaso vim parar a este site, fiquei esclarecido quanto ao esquema (há 2 anos uns pretensos ingleses quiseram comprar-me o carro através do paypal…e aí sim, desconfiei de imediato. Mas, eu não envio nada sem haver o crédito na minha conta do dinheiro….nem quero saber de dinheiros cativos, etc…

    1. Olá Fernando,

      Conseguem burlar pessoas com ausência de conhecimento e que, face aos emails com logótipos fidedignos, acabam por enviar os artigos e cair nesses esquemas. Nem todos possuímos o mesmo tipo de informação, daí ser importante todos partilharmos a nossa experiência.

      Obrigada!

      1. Fui contactada agora mesmo pela mesma pessoa. Pareceu tudo muito fácil e decidi pesquisar na internet… e eis com o que me deparo! 🙁

  4. Eu tenho trocado emails com um príncipe nigeriano que me irá mandar largas somas de dinheiro sem razão aparente.
    Por aí se vê a generosidade dessa malta da Nigéria
    Não se preocupem que direi ao príncipe que o bom nome da Nigéria está a ser manchado por esses vigaristas do olx
    Tenho recebido também alguns emails que dizem:
    Mulheres carentes perto de si
    Ou outros a dizer:
    Aumente o tamanho do pénis
    Todos eles me parecem legítimos e excelentes oportunidades

    Se bem que se o tema é burla recebi um email que não me inspira muita confiança
    Era do centro de emprego e dizia:
    Tem imensas ofertas de trabalho perto de si…
    Desconfiei, a mim não me enganam esses vigaristas

    Peço desculpa pelo desabafo

  5. Ainda hoje alguém através deste mail (vitoralex247@gmail.com) tentou fazer o mesmo.
    Mas já estava precavido… Enfim… cuidado e passem palavra…

  6. Recebi hoje um email com o mesmo caso! Como achei estranho vim procurar, e parece que fiz bem! Ahahahahah, estes gajos devem se achar muito esperto! Fica aqui o email do sujeito!

    Gomesklop@gmail.com

  7. Atenção aos mails gomesklop@gmail.com e edytaanna247@gmail.com esquema igual ao referido no texto.
    Ambos contactaram-me por causa de uma produto na OLX e ambos com o mesmo esquema , estavam em viagem e queriam oferecer o respectivo produto a um familiar que está no Quénia.
    Mostraram-se interessados em adquirir de imediato, e que bastava enviar o iban e nome.

    A partir daí o esquema deve ser identico, acabei por não responder mais.

  8. Quase cai nesse mesmo golpe, achei muito estranho… anunciei meu produto e fui contactada pelo email crystantos27@gmail,com, no qual o nome é FEMI SANTOS, o golpista enviou os dados, pediu meus dados tb… formulou um comprovante de pagamento falso e disse que estava na minha conta. Com o português totalmente inadequado, onde eu por diversas vezes fala em inglês com ele. Achei tudo muito estranho pq em todos os e-mails ele pedia o número do rastreamento e afirmava que o dinheiro estava em minha conta. Fiquem atentos, ele passa o endereço da Nigeria, cidade de Ibadan estado Oyo State cep 23402

    1. o safado tbm envio pra mim:

      Obrigado pela sua resposta. Atualmente estou trabalhando na Nigéria e vou mandar aqui para o endereço abaixo. Eu estará pagando-lhe R$800 além de R$80 para o custo de transporte via Correios registado para a Nigéria.
      Total: R$880
      Forneça-me amavelmente as seguintes informações de seus dados bancários para que eu poder fazer a transferência.

      Nome do banco:
      Nome da conta
      Número da conta:
      Código da Agência:

      Aqui está o endereço de entrega:

      Nome: Femi Santos
      Endereço: 25, Cocoa House Dugbe,
      Cidade: Ibadan
      Estado: Oyo State
      CEP: 23402
      País: Nigéria

      Embalar com segurança para a expedição e fornecer informações de conta para que eu possa fazer a transferência logo que possível.
      Obrigado

      obs: cuidado pessoal eu passei os dados e do banco nem uso mais a conta e tou devendo mesmo se ele depositar ou algo assim e problema dele.kkkkk

    1. Obrigado por essas informaçoes, eu estava em negociação com esta mesma pessoa com o mesmo e-mail e endereço, graças a vocês descobrir a farça, eu estava negociando uma camera digital e o golpista me deu as mesmas informaçoes cujo passou a você mas claro eu pesquiso tudo antes e não vai ser dessa vez que vou sofrer um golpe. HAHA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: