Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CulturaMúsica

A Música é uma Chave para o Sucesso

Is the music the key to success? é o título de um artigo do New York Times, que procura explicar a relação existente entre a música e o sucesso profissional, ou académico. Diversos profissionais (de várias áreas) confirmaram a existência de uma ligação entre a sua formação musical e aquilo que conseguiram alcançar/realizar a nível profissional.

Woody Allen, Paula Zahn (jornalista), Paul Allen (Microsoft) e Larry Page (Google) são alguns dos inquiridos acerca deste tema, já que todos têm uma ligação com a música e, também, uma carreira de sucesso. Estas personalidades afirmaram que a música lhes permite o pensamento criativo e potencia a colaboração e a capacidade de ouvir. Paul Allen, por exemplo, considera que a música “reforça a nossa confiança na capacidade de criar”, exercendo a função de “fuga emocional” ao trabalho.

Na minha experiência pessoal, a música sempre teve um grande impacto. Preciso de ouvir música todos os dias, enquanto executo tarefas tão banais como fazer exercício, ou tomar banho. Nesses momentos, a música funciona como uma companhia e, simultaneamente, uma banda sonora. Porém, a música é, sem dúvida, a minha companhia preferida, enquanto estudo. Não consigo estudar sem música.

Ouvir música ajuda-me a concentrar na matéria e a relaxar, enquanto estudo. Acontece-me muitas vezes estar a fazer um teste e lembrar-me que, enquanto estudava determinada matéria, estava a ouvir determinada música. Por outro lado, também já aconteceu lembrar-me de uma frase, ou tópico da matéria, através da memória da música que ouvi, enquanto a estudei.

Embora eu não tenha qualquer formação musical, acredito que mesmo o simples acto de ouvir música possa contribuir para o meu sucesso académico e, futuramente, profissional.

O artigo do New York Times foca-se, sobretudo, na questão da formação musical, mas a meu ver não é só essa formação que nos guia pelo caminho do sucesso – o próprio contacto com a música exerce essa função, permitindo-nos exercitar a nossa criatividade e tornar as tarefas diárias mais agradáveis.

Tags
Show More

Joana Veríssimo

Licenciada em Jornalismo e Comunicação e com uma paixão enorme pela escrita.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: