LifestyleModa

A moda dos pequenos com reconhecimento grande

Todas sonhámos um dia poder desenhar e fazer as nossas próprias roupas. Quantas de nós, mulheres, continuam hoje a sair dos centros comerciais com a sensação de que nada nos satisfaz? Em Portugal, multiplicaram-se ao longo dos últimos anos os cursos de Design de Moda.

Nomes como Ana Salazar, Fátima Lopes, Dino Alves, Miguel Vieira ou Nuno Gama não são indiferentes. Em Portugal e no estrangeiro estes são os estilistas portugueses mais reconhecidos. A inspiração em coisas diferentes, a ousadia e o profissionalismo marcam os seus trabalhos. No entanto, nos últimos anos nem só os seniores marcaram a Moda em Portugal. Ainda que muitas vezes escondidos por trás de um grande estilista, são cada vez mais os jovens portugueses que vingam neste mundo.

Em Setembro de 2012 e Fevereiro de 2013, foram vários os pequenos grandes designers lusitanos que rumaram a Londres para expor as suas criações. O último grito da moda feminina e masculina, a joalharia, as malhas, as estampagens e o calçado português marcaram presença tanto na semana da Moda de Londres , em Setembro, como na Manipulating Surface: Portuguese Craftsmanship, uma exposição que fez parte do International Fashion Showcase 2013, que se realizou em Fevereiro.

João Pedro Filipe foi o vencedor do concurso “Jovem empreendedor de Criador de Moda” da Fashion Hub, promovido ao abrigo da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 . Em Londres, o jovem de 32 anos pretendeu internacionalizar a sua marca “Sr.Prudêncio” – um nome escolhido em homenagem ao seu avô, sapateiro de profissão. O jovem natural da Benedita busca inspiração no cinema e nos poemas modernistas de Fernando Pessoa. Na sua arte são visíveis o gosto pelas peles polidas, metais e estampados.

Também Rita Afonso teve a oportunidade de mostrar a sua primeira colecção da marca Palmeira, em Londres. A jovem, de 29 anos, deixou para trás a sua carreira em Arquitectura, e apostou em criações para mulheres dos 20 aos 40 anos.

Ricardo Andrez é outro nome já bastante reconhecido em Portugal. O jovem criou a sua marca em 2006 tendo dois anos mais tarde ganho um concurso de moda em Barcelona que lhe abriu portas para a semana de moda em Madrid, no ano seguinte. O criador português, venceu ainda a última edição do Who’s Next blog contest, um concurso dirigido a todos os jovens designers do mundo. Ricardo Andrez terá a oportunidade de mostrar a sua colecção nas próximas duas edições da Who’s Next Paris, que têm lugar em Janeiro e Junho deste ano.

Já em terras lusitanas, Marlene Oliveira decidiu arriscar. Após ter concluído a licenciatura, de ter estagiado no Atelier de Ana Salazar e ter feito alguns trabalhos de freelancer, Marlene decidiu recorrer ao microcrédito e criar uma linha inovadora de moda ecológica. Criou uma loja online, à qual deu o nome de Tecidos Ecológicos. Aqui, poderá encontrar não só as criações de Marlene como também todo o tipo de tecidos amigos do ambiente.

Tags
Show More

Raquel Loureiro

Sou uma amante incondicional do verbo comunicar licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior. O gosto pelo jornalismo começou bem cedo. Escrever sempre foi um hobbie, hoje é a minha profissão. Actualmente estou a tirar mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Gosto de viajar, conhecer novas culturas, novas perspectivas,outros mundos.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: