LifestyleNegócios

A curiosidade matou o gato… ou não!

Já todos ouvimos o famoso ditado “a curiosidade matou o gato”. Este serve para nos alertar para o facto de a curiosidade nem sempre ser uma coisa positiva. Mas esse “nem sempre” pressupõe que há alturas em que a curiosidade é, de facto, uma coisa boa.

Uma delas está relacionada com os negócios. Ser curioso é, sem dúvida, uma característica que pode contribuir para uma carreira de sucesso. Isto porque os curiosos investigam, procuram as respostas para todas as suas questões e vão para além daquilo que é o conhecimento comum. E isso pode ser uma vantagem, uma vez que qualquer empregador procura a novidade. Alguém capaz de superar as expectativas e, acima de tudo, de se superar a si mesmo. E a curiosidade é um excelente ponto de partida para essa superação.

Se pesquisarmos a palavra “curiosidade” vamos, rapidamente, perceber que grande parte desses sinónimos são palavras negativas. “Intromissão”, “bisbilhotice” e “inconveniência” são algumas das palavras que se destacam nesta definição. No entanto, se olharmos bem, vamos reparar que também existe o oposto. “Raridade”, “preciosidade”, “singularidade” e “originalidade” são, também, sinónimos associados à curiosidade. E, no fundo, são estas as características que vamos tentando conquistar ao longo da nossa vida. E se procuramos ser singulares, originais e raros é porque temos consciência de que isso nos trará sucesso e, consequentemente, felicidade. Então porque é que não nos apercebemos que a curiosidade pode ser um ponto de partida para esse sucesso? Porque, grande parte das vezes, a associamos apenas ao seu lado negativo e nos esquecemos do positivo. No entanto, é extremamente importante entender as vantagens de se ser curioso.

Ser curioso é ter um olhar atento sobre o mundo. É aprofundar o que para os outros é superficial. É fazer a diferença. É questionar. Ser curioso é sinónimo de uma carreira de sucesso. Afinal, não será merecedor de uma excelente carreira aquele que questiona quando o resto do mundo exclama?

Tags
Show More

Cátia Barbosa

Uma aspirante a jornalista que ama escrever, viajar, e que, acima de tudo, quer ser feliz.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: