Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CiênciasCiências e Tecnologia

A árvore das mil cores

Mesmo que pareça, não, não é a obra de arte de um artista moderno que decidiu pintar todos os troncos de árvores que encontrou, mas é sim uma bela obra de arte. Uma obra de arte viva.

MG_aarvoredasmilcores_1Cientificamente, conhecido como Eucalyptus deglupta e, comumente, como Eucalipto Arco-Íris, Kamarere, ou Goma de Mindanao, esta esbelta árvore poder ser encontrada em altitudes tropicais e é a única representante de todas as variedades de eucaliptos encontrada na Natureza de certos pontos do hemisfério norte. Devido à sua beleza, a sua distribuição tem-se expandido pelo mundo, para cumprir a função de árvore ornamental. Alguns lugares onde estes seres vivos do reino das plantas se encontram são algumas das ilhas da Indonésia, as Filipinas, Papua Nova Guiné e Maui, no Hawaii. É, portanto, de notar que gosta de crescer em lugares quentes, de muita luz, de solos muito húmidos e com abundância de água. A sua característica mais marcante é o seu tronco colorido, recoberto por diferentes tons e mil cores.

O segredo desta extraordinária gama de cores deve-se ao facto da casca exterior do tronco, que é muito fina (tem uma grossura de aproximadamente 3mm, a mais fina de todos os eucaliptos), cair em diferentes momentos e de forma irregular. À medida que estas capas da casca exterior vão caindo, revela-se uma nova e fresca casca verde clara, que fica exposta e que mudará para um tom verde mais escuro, mas, até chegar esse ponto, passará por tons azulados, roxos, alaranjados e, finalmente, castanho, momento em que sofrerá uma nova esfoliação. Como este processo esfoliativo ocorre em diferentes áreas do tronco e em diferentes momentos, as cores variam e estão constantemente a mudar. Ou seja, a árvore nunca repetirá o mesmo padrão de cores, o que a torna uma autêntica obra de arte viva.

MG_aarvoredasmilcores_2

Tudo tem os seus prós e contras e esta casca tão fina, que confere toda a beleza a este eucalipto, não é excepção. Este eucalipto não é nada resistente contra incêndios e é facilmente consumido pelo fogo.

É uma espécie de árvore com poucas pragas e as que tem são com alguns insectos, como as Brocas de Madeira, o Caracol Gigante e o Cupim. Ao contrário dos seus outros parentes eucaliptos, não produz nenhum óleo aromático, tão típico nos restantes tipos de eucalipto.

Vale a pena destacar que, além do seu fantástico colorido, tem também outra característica que a faz surpreendente – é uma das árvores com maior rapidez de crescimento, chegando a atingir, com facilidade, os 50 metros de altura, em apenas 20 anos, e podendo atingir até um máximo de 75 metros de altura. O diâmetro do tronco pode chegar a um máximo de 2 metros.

Desde o ponto de vista antropocêntrico, este eucalipto exerce a função ornamental. É muito utilizado pela indústria do papel e por produtores de café na Costa Rica, para estimular o crescimento eficaz no café, já para não falar do seu uso na produção de móveis e até mesmo de barcos. Na natureza, exerce o seu papel no ecossistema, sendo o “lar” de inúmeras espécies de insectos e pássaros. As suas folhas e as lascas das cascas que caem ao solo servem de adubo para a terra, gerando matéria orgânica e nutrientes para outras plantas e animais. Deve-se ter ainda em conta outras funções, como é o caso, por exemplo, da sua refrescante sombra.

Tags
Show More

Maria J Gutierrez

Bióloga de profissão, amante da natureza e de todas as suas formas de vida, desde os seres mais gigantes até aos mais pequeninos. Não há nada como estar com a família, descobrir o mundo, aprender, ler um bom livro e cervejinhas com os amigos.

Related Articles

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: