Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Bem-EstarLifestyle

A amizade

A amizade é um amor incondicional. Uma união, diferente da relação amorosa, encontra no desprendimento emocional o cúmulo da afectividade. É uma espécie de “negócio” frio que abrilhanta a alma. Frio no sentido que muitas vezes é injusto e “mal-agradecido”. Nós pensamos que os nossos amigos vão estar sempre connosco e que podemos contar com eles para sempre, mas a verdade é que os tempos mudam, e com eles as vontades, como dizia Camões.

É preciso saber contornar as vicissitudes afectivas da nossa passagem por este mundo. É preciso saber que, em média, em 10 anos perdemos metade dos nossos amigos. E se é verdade que à medida que a idade avança as amizades são mais sólidas e garantidas, quando somos jovens achamos que é para sempre. Tal como no amor. Só depois percebemos que tudo é vão – e que o destino é inexorável. Miguel Esteves Cardoso, um dos escritores portugueses mais emblemáticos do nosso tempo, a esse respeito, dizia que “o tempo não passa pela amizade, mas a amizade passa pelo tempo”.

O tempo é o que define uma boa amizade? A sua duração? Ou a qualidade, a intensidade como é vivida? O que nos acrescenta, o que nos dá valor, um propósito… Tal como no amor, a amizade é um sentimento oblativo, que não se prende (ou não se devia prender) a superficialidade, a senãos, a definições. Vive-se, em plenitude e comunhão com o ser que somos e que fazemos questão de ser. Ao que aspiramos alcançar, emocional e humanamente.

A esse respeito, Saramago, aquele que na minha opinião é o mestre da nossa história literária portuguesa, dizia: “não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”. O que ele quer dizer com isto é que as pequenas coisas – aquelas que, no entanto, têm um enorme valor intrínseco dentro de si – levam tempo, são tão importantes que chegam apenas no timing certo.

Essa altura certa só chega quando menos esperas. Por isso, até lá conserva as tuas amizades com carinho e lembra-te que o que é bom demora tempo. A amizade é um presente eterno que vale a pena ser imortalizado.

Tags

Tiago Ferreira

Um jovem sonhador, com uma atitude sagaz e espírito crítico, que gosta de estar a par da actualidade e de, sobretudo, questionar as entrelinhas. Centrando-me no essencial, gosto de acrescentar uma visão muito pessoal às coisas e de, acima de tudo, partilhar a minha verdade. Apaixonado por cinema, devoro literatura — sobretudo fragmentos e poesia —, e a escrita é a paixão primordial desde sempre. O grande desígnio passa por fazer a diferença no mundo através da sensibilidade e humanidade que fazem de mim um poeta da simplicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: