Negócios

7 Mentiras que se dizem sobre Marketing

Em primeiro lugar é importante definir o que é Marketing, este é um tipo de comunicação que ocorre entre uma empresa ou marca e os seus clientes. O Marketing procura comunicar sobre a instituição e ou produtos de forma a produzir alterações comportamentais no público alvo da marca. 

7 Mentiras que se dizem sobre Marketing

1. Marketing é caro.

Hoje em dia o Marketing de facto tornou-se em algo mais dispendioso do que há alguns anos. Isto acontece pois esta é uma área cada vez mais especializada. Já imaginaram saber tudo sobre: Mobile Marketing, email marketing, SEO, Branding e Social Media? A verdade é que é uma área em constante desenvolvimento, exige muito estudo, além disso os cursos existentes são muito caros, um bom profissional tem de se atualizar quase diariamente sobre alterações nas regras do “jogo”. (Por exemplo o google e até as redes sociais estão constantemente a desenvolver novos algoritmos.). A verdade é que o facto do preço de consultoria em marketing ter aumentado não quer dizer que ter Marketing seja caro. Como em todas as áreas existem profissionais com preços para todos os gostos.  Sendo que  realisticamente, ao contratarem uma empresa,  estão a pagar por vários especialistas, sendo normal que o preço suba.

Além disso é importante explicar que no Marketing Digital os cálculos de retorno são muito específicos e exatos por vezes até aos cêntimos, o que não acontece o marketing tradicional. Desta forma é possível de facto fazer as contas e ver se o Marketing é caro ou não!

2. Marketing é dispensável.

Não. O Marketing é das coisas mais importantes de uma empresa e não é dispensável, aliás é tão essencial como ter um secção de gestão/financeira. O Marketing é necessário para que toda a empresa seja reconhecida. Aqui fica uma uma micro-história que me contaram uma vez numa aula:

Um rapaz vai no autocarro à noite, vê uma rapariga linda, quando estão a passar um túnel escuro, ele pisca-lhe o olho.

Primeira pergunta: acham que a rapariga viu o piscar de olho? Claro que não, a vida está cheia de coisas para olharmos e cheia de produtos para experimentarmos, realisticamente se a vossa marca não comunica com ninguém, não mostra os vossos produtos, mais valias e faz com que sejam reconhecidos, vocês vão ser exatamente como o rapaz a piscar o olho aos clientes no escuro. Ninguém vai saber que estão lá, até que vão ter de fechar portas.

3. Marketing qual quer um faz bem.

Esta é a minha mentira preferida. Adoro quando as pessoas chegam e pegam num área da comunicação (na área das ciências não há tanto à vontade para tal) e dizem que qualquer um faz. A verdade é que não. Marketing sim, qualquer um pode fazer uma pequena campanha numa rede social ou um evento, agora marketing com seriedade em que são definidos e cumpridos objetivos, é dado um relatório final com dados exatos nem todos conseguem fazer bem e mais importante que isso, apresentar resultados positivos. Durante muitos anos, como já disse mais acima, não existiam relatórios detalhados sobre realmente quantas pessoas contactamos, quantas pessoas compraram produtos por causa das nossas campanhas. Hoje em dia com o Marketing digital isto é possível!

4. O Marketing só serve para gastar dinheiro.

Mentira! Com o Marketing investe-se. Existe uma tendência generalizada (sobretudo por parte de gestores financeiros) em pensar que o Marketing é um poço sem fundo! Isto é uma parvoíce pegada:

  • Uma boa campanha de marketing pode inclusive gerar dinheiro;
  • Marketing é um investimento ponderado e analisado e não uma aposta.

5. Marketing gera vendas.

Não necessariamente. Uma boa campanha de marketing pode ter como objetivo gerar vendas mas pode também ser para: gerar visibilidade da marca, tornar-se numa top of mind, promover boas relações com clientes para que sejam defensores da marca, tornar o relacionamento marca/consumidor mais harmonioso. Todos estes pontos são de Marketing Relacional e apesar de significarem vendas a longo prazo é um investimento na marca em si.

6. Marketing é só para grandes empresas

O marketing é para todos! Se a sua empresa não consegue contratar serviços de marketing, invistam na formação e aproveitem/explorem as redes sociais e procurem sempre melhorar os vossos websites para se adaptem à vossa imagem e aos tempos que correm. Apesar de ser uma área especializada, não fazer nada pelo vosso negócio é pior do que fazer as coisas menos bem ou perfeitas. Com tantas ferramentas gratuitas não deixem de se esforçar, para piscarem o olho aos vossos clientes. 

7. O Marketing pode mudar a sua empresa.

Sim, o marketing pode mudar uma empresa mas a mudança começa de dentro. Não vale a pena contratar uma empresa de marketing toda espetacular e depois por exemplo tratar mal os funcionários, ou presencialmente responder mal aos clientes. O Marketing deve ser feito em conjunto com mudanças internas. O primeiro defensor da sua marca vão ser os seus funcionários e se estes não estão satisfeitos não vão recomendar a empresa a ninguém.

O que acharam do artigo? Há alguma mentira relacionada com marketing que acham que deviam adicionar? Houve alguma que vos surpreendesse?

Tags
Show More

Dulcineia Dias

O meu nome é Dulcineia Dias, sou portuguesa e algarvia. Tenho 24 anos e trabalho em Marketing Digital. Nos meus tempos livres gosto de levar uma vida boémia, andar descalça, ler livros, tirar fotos, escrever, fazer manualidades e conversar.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: