Negócios

2016: Tendências para o Marketing

Vivemos num frenesim de emoções, pessoas e momentos. O terminar de um ciclo e o iniciar de um novo ano marcam a renovação de alguns votos, mas também a emergência de novas metas e objectivos.  Mais do que reflectir sobre o ano transacto, importa analisar o presente e tentar prever o futuro. Existe e sempre existirá uma necessidade intrínseca do ser humano de estar actualizado, a par das últimas tendências e conceitos. O Marketing não é excepção. Por isso, ao longo do mês de janeiro, vamos elencar algumas das tendências que já se começaram a manifestar em 2015, mas que verão a sua confirmação (ou não) em 2016. Afinal de contas, estamos a falar em tendências e até de algumas previsões. Neste primeiro artigo iremos escrutinar algumas das tendências no que diz respeito ao marketing digital.

#Marketing Digital

Em 2016, o meio digital continua a invocar a sua preponderância, mantendo-se como um factor de extrema relevância na criação de políticas e estratégias de marketing e comunicação das empresas. A actual conjuntura assim o exige, tornando-se necessário consciencializar sobre a melhor forma de atrair e penetrar na mente do público-alvo. Para isso, é fulcral determinar como, e onde, as marcas devem estar, mas também alinhavar uma estratégia, capaz de repensar nas diferentes tácticas utilizadas, de modo a que o conteúdo chegue àqueles que permitam uma criação de valor. No digital, também é necessário desenvolver uma estratégia, e as possibilidades são inúmeras. Estando conscientes desta carência, é preciso instigar a melhor forma e todas as envolventes associadas ao processo de criação e no desenvolvimento de uma identidade digital.

AF_Marketing_Artigo1


… vídeo?

A forma como consumimos conteúdo está a mudar. Se em 2015 se verificou o emergir de uma nova tendência, 2016 será o pináculo da mesma. Os vídeos vieram para ficar e vão-se tornar na principal plataforma de conteúdo. Possuindo um maior alcance nas redes sociais, o vídeo tornou-se no melhor tipo de conteúdo para chegar aos millennials. São já várias as plataformas e redes sociais conscientes do impacto, se não veja o caso do Facebook e das novas potencialidades que este oferece. Torna-se assim necessário que as empresas apostem neste tipo de conteúdo, de forma a comunicar com o seu público-alvo, nos diversos meios. Smartphone, máquina fotográfica…o mote está dado.


… realidade aumentada?

O corrente ano também irá ser pautado pela diversidade de conteúdo. Mais do que a novidade do 4K, o vídeo 360º vai ficar enraizado e com isso, 2016 será o marco para a realidade aumentada. Facebook, Samsung e Google apostam nos óculos, permitindo aos consumidores autênticas experiências virtuais singulares. Não basta contar, é preciso experimentar. Por conseguinte, é determinante que as marcas tomem por preocupação a necessidade de desenvolver conteúdo que seja inovador e relevante, acentuando a sua eficácia e eficiência. Não basta apostar na diferença.


… e o Mobile Live Stream?

Em 2015 também vimos o revitalizar do mobile live stream. Seja no Facebook Live, Periscope, Meerkat, as transmissões em directo também vieram para ficar. De uma forma informal, estas novas ferramentas permitem um maior contacto directo com as pessoas.


Estas são algumas das tendências que irão marcar o marketing digital em 2016. Sabemos que não serão as únicas, mas temos plena consciência que as marcas que apostarem nas mesmas irão marcar pela diferença.

Tags
Show More

Ana Fernandes

Licenciada em Relações Internacionais e pós-graduada em Marketing e Estratégia, pela Universidade do Minho. Aspirante a qualquer coisa…

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: