AmbienteCiências e Tecnologia

2015, o ano mais quente de sempre

Dados disponibilizados pela NASA indicam que o ano de 2015 poderá ser o ano mais quente da história da humanidade. Esta indicação surge após a leitura dos dados relativos ao passado mês de Outubro – foi o Outubro mais quente desde que é possível recolher dados. A temperatura global de Outubro foi suficiente para bater outro parâmetro – em 135 anos de dados recolhidos pela NASA, o passado mês de Outubro foi aquele em que existiu uma maior diferença de temperatura.

Gavin Schmidt, actual director da GISS, um instituto pertencente à NASA, acredita que existe 99,9% de possibilidades de 2015 ser o ano mais quente da história da humanidade, ultrapassando, dessa forma, o ano de 2014. Como sabemos, a subida das temperaturas tem alarmado alguns domínios da sociedade, mais sensíveis às questões ambientais. Os alertas constantes da comunidade científica colocam-nos números assustadores: 13 dos 15 anos mais quentes da história aconteceram após o ano de 2000, estando bem acima dos dados da época industrial.

No próximo mês de Dezembro, em Paris, tem lugar a COP 21, a vigésima primeira conferência do clima, reunindo as principais forças políticas mundiais, com o objetivo de definir um novo acordo, à escala mundial, para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa. Apesar da situação não se limitar à emissão constante de gases considerados como causadores de efeitos estufa, este será um dos principais problemas a enfrentar, a nível global, mas a par do degelo verificado nos polos.

Tags
Show More

João Miranda

Comunicação e Sociologia como formação, escrita como actividade de lazer. Livros e café, uma boa esplanada e amigos, sol no céu vigilante e viagens. Será difícil levar algo melhor da vida do que isto.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: