PolíticaPortugal

20 nomes, um só lugar.

As eleições presidenciais só acontecem em Janeiro de 2016 mas já são vários os nomes a candidatarem-se ao lugar. Alguns já entregaram as 15000 assinaturas obrigatórias ao Tribunal Constitucional. Outros nomes estão a ser propostos pelos órgãos de comunicação social. De seguida apresentamos uma pequena biografia de cada um dos presumíveis candidatos:

Paulo Freitas do Amaral

Nasceu a 24 de Abril de 1978 e é docente universitário na Lusófona. É sobrinho de Diogo Freitas do Amaral. Em 2009 foi eleito o Presidente da Junta (da Cruz Quebrada, no Concelho de Oeiras) mais novo em Portugal. Foi assessor do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas durante o governo de José Sócrates. Apresentou-se em 2013 como candidato independente á Câmara Municipal de Oeiras.

Castanheira Barros

Participa como candidato independente. É advogado e membro do PSD. Chegou a concorrer à liderança do Partido Social-Democrata em 2010. Quem venceu as diretas foi o atual primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Henrique Neto

Nasceu em Lisboa a 27de Abril de 1936. É um empresário, comentador, colunista político e ex-deputado do PS na assembleia da República. Tornou-se candidato a 23 de Março de 2015. Foi afiliado com o MUD (Movimento da Unidade Democrática). Juntou-se ao Partido Comunista Português em 1968, mas saiu em 1975por estar em desacordo com as posições que estavam a ser tomadas.

Paulo de Morais

É colunista no jornal Correio da Manhã. Nasceu em Viana do Castelo, a 22 de Dezembro de 1963.

Manuel João Vieira

Tem 52 anos e é empresário, músico e politico. Esta não é a sua primeira candidatura ao mais alto cargo da nação.  É o filho mais velho do pintor João Rodrigues Vieira. Esta candidatura é marcada pelo bom humor e o slogan da sua campanha é “Só desisto se for eleito”. Tem um blogue onde apresenta a candidatura, onde quem quiser pode apoia-lo com um donativo bancário.

Manuel Almeida

É candidato do Partido Trabalhista Português. Foi candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia nas eleições autárquicas de 2013.

Orlando Cruz

Orlando Cruz notabilizou-se nas autárquicas de 2013, quando desistiu da candidatura à Câmara do Porto para concorrer à de Matosinhos, onde chegou montado num burro chamado de troika. O nome anterior do bicho era Passos Coelho. Na altura explicou aos jornalistas que tinha ido montado no animal pois era o único que não pagava portagens. Descreve-se como o nome “Che Guevara”. Como será que virá para Belém?

Sampaio da Nóvoa

António Sampaio da Nóvoa foi reitor da Universidade de Lisboa. É Doutor em Ciências da Comunicação e História (ambos os doutoramentos foram tirados em universidades estrangeiras). Organizou o Dia de Portugal em 2012, tendo proferido um discurso em que expõe a sua visão sobre o país. Fala-se que agrega diferentes forças de esquerda. Nos últimos eventos tem sido visto ao lado de António Costa, Presidente do Partido Socialista.

Outros nomes foram apresentados pelos órgãos de comunicação social.

Marcelo Rebelo de Sousa

Ainda não avançou com a candidatura mas em todas as eleições, tanto nas presidenciais como nas legislativas, é um nome falado. É professor, Jurisconsulto e Comentador politico nas noites de Domingo na TVI. Marcelo Caetano esteve para ser seu padrinho de baptismo. É membro fundador do Lions Club, no Estoril. É membro da Fundação da Casa de Bragança. Aderiu ao PSD em 1974, logo após a fundação do partido.

Rui Rio

Foi presidente da Câmara Municipal do Porto e concorreu, em 2013, as diretas para a presidência do PSD contra Castanheira Barros e Pedro Passos Coelho. Estudou no Colégio Alemão e licenciou-se em economia na Faculdade do Porto. Foi vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, entre 1982 e 1984. No PSD também foi secretário-geral, entre 1996 e 1997, quando o presidente do partido era Marcelo Rebelo de Sousa.

Francisco Louça

Fala-se no anterior dirigente como a figura que o Bloco de Esquerda vai apresentar para Presidente da República. Francisco Louça é primo do ex. ministro das finanças de Passos Coelho, Vítor Gaspar. Louça é membro do conselho editorial de variadas revistas científicas em Inglaterra, Brasil e Portugal. É um dos economistas portugueses com mais livros e artigos publicados (traduzidos em inglês, francês, alemão, italiano, russo, turco, espanhol e japonês).

Manuel Carvalho da Silva

O sindicalista português nasceu a 2 de Novembro de 1948, em Barcelos. É proveniente de uma família de pequenos agricultores e tirou o curso de montador electricista na Escola Industrial Carlos Amarante, em Braga. Cumpriu serviço militar em Cabinda entre 1970 a 1972. Foi secretário-geral da CGTP durante 25 anos. Saiu em 2011. Durante o tempo em que esteve na CGTP foi membro do Comité Executivo da Confederação Europeia de Sindicatos.

Eduardo Ferro Rodrigues

Nasceu em Lisboa a 3 de Novembro de 1949 (tem 65 anos). Foi ministro do trabalho e da solidariedade nos décimo terceiro e décimo quarto governos, onde o primeiro-ministro era António Guterres (que deu uma entrevista a um canal de televisão estrangeiro onde declarou que não era “candidato a candidato”). Actualmente, é líder da bancada parlamentar do PS e foi secretário-geral entre 2002 e 2004.

António Vitorino

Tal como Marcelo Rebelo de Sousa, António Vitorino é apontado pelos media como um dos “candidatos a candidatos” a Belém. Foi comissário europeu para a Justiça e Assuntos Internos entre 1999 a 2004. Foi ministro da Presidência e ministro da Defesa Nacional no governo de António Guterres. Tem 58 anos e actualmente é comentador político na SIC. É dono de um dos maiores escritórios de advocacia da cidade de Lisboa.

Maria de Belém Roseira

É o primeiro dos dois nomes femininos avançados para esta “corrida” presidencial. Os socialistas defendem que Maria de Belém poderá ser uma Hillary Clinton à portuguesa. Foi antiga ministra da saúde (entre 1995-99) e presidente do partido socialista (2011-14).

Carlos César

É o novo presidente do partido socialista, em troca com Maria de Belém Roseira. Foi presidente do governo regional dos Açores durante 16 anos. Para além de político, este açoriano de 58 anos, também é jornalista. Em 1975 iniciou os estudos de direito na Universidade de Lisboa, mas nunca os concluiu.

Marinho e Pinto

Desde que saiu do cargo de bastonário da ordem dos advogados, iniciou uma carreira política que o levou até ao parlamento europeu pelo MPT. Deixou o parlamento em protesto pelo elevado salário que os eurodeputados recebem. Criou o PDR (Partido Democrático Republicano), a 5 de Outubro, em Coimbra.

Alberto João Jardim

Agora que abandonou a presidência do governo regional da Madeira, muitos apontam o seu nome para as eleições de 2016. Nasceu em Santa Luzia, no Funchal, há 12 anos. A 12 de Dezembro de 1984 recebeu a grã-cruz da ordem do infante D. Henrique.

António Capucho

Foi presidente da câmara de Cascais. Fez parte do IX e XI governos constitucionais, presididos por Mário Soares, como ministro da qualidade de vida e ministro dos assuntos parlamentares. Têm 70 anos e é gestor de profissão. Casou-se com uma irmã de Helena Roseta.

Manuela Ferreira Leite   

Muitos altos dirigentes do PSD gostariam de ver a sua ex-líder concorrer para Presidente da República (nunca existiu uma mulher neste cargo em Portugal). Foi ministra das finanças no governo de Durão Barroso. É considerada uma das mais brilhantes economistas em Portugal.

Faltam mais de seis meses para as eleições mas está garantido que estas serão das mais concorridas nos últimos 40 anos. Só que antes das presidenciais existem as legislativas. O ano de 2015 e início de 2016 prometem ser profícuo em mudanças na vida social e política em Portugal.

Tags
Show More

Andreia Rodrigues

Fui para jornalismo pois sempre me interessou o que se está a passar no mundo e gostaria de fazer parte dessas mudanças. Sou comunicativa e uma amante das artes. Na escrita sinto que ganho assas para viver outras vidas e penso que é um grande complemento ao jornalismo. A criatividade é a minha principal faceta e a vontade de trabalhar e aprender cada vez mais a gasolina que me move em busca do meu lugar ao sol no mundo da comunicação social.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: