Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CulturaLiteratura

12 Rules for Life

A beleza da nossa interioridade

“No meio do caos há uma ordem por decifrar”*. José Saramago profere, de forma optimista, a epígrafe para todas as alturas onde as mágoas se sobrepõem às alegrias do dia-a-dia. Quando tudo deixa de fazer sentido na plenitude da compreensão do ser. Tudo é solucionável e para toda a tempestade há um trabalho mental possível para alcançar a tão desejada e merecida bonança.
* (epígrafe do livro Homem Duplicado, de José Saramago)

12 rules for Life, do aclamado professor universitário e psicólogo clínico canadiano Jordan Peterson, mostra como é simples, mas não necessariamente fácil, chegar à ataraxia que Fernando Pessoa pregava e almejava. É um livro fascinante, de leitura fluída, com analogias dignas de um artesão das palavras, com um requinte sentimental e intelectual que obriga o leitor a reinventar-se incessantemente.

A mente deslumbrante de Jordan Peterson deixa qualquer pessoa a questionar os seus alicerces e ideias pré-concebidas mais profundas e enraizadas. Segundo ele, estas regras, seguidas à risca e sequencialmente, promovem um bem-estar interior (interno) e social (externo), que permitirá ao ser-humano ir mais além.

“O verdadeiro segredo passa por pensar/reflectir, mas sobretudo agir, nos limites da nossa moralidade; só assim chegaremos às grandes conquistas humanas e intelectuais”.

– Jordan Peterson

Esta obra-prima, um mar denso e sublime de descoberta interior, mostra, de forma objectiva mas moralmente exigente, como o segredo para uma vida plena e feliz passa por ter uma ousadia alegre e despreocupada pelo mundo em redor, mas sobretudo pela beleza da nossa interioridade.

 “É actualmente o mais influente e mediático pensador do mundo ocidental.”
> New York Times

“Um dos mais ecléticos e estimulantes intelectuais da actualidade, destemido e apaixonado.”
> The Guardian

Tags

Tiago Ferreira

Um jovem sonhador, com uma atitude sagaz e espírito crítico, que gosta de estar a par da actualidade e de, sobretudo, questionar as entrelinhas. Centrando-me no essencial, gosto de acrescentar uma visão muito pessoal às coisas e de, acima de tudo, partilhar a minha verdade. Apaixonado por cinema, devoro literatura — sobretudo fragmentos e poesia —, e a escrita é a paixão primordial desde sempre. O grande desígnio passa por fazer a diferença no mundo através da sensibilidade e humanidade que fazem de mim um poeta da simplicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close
Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: