Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CinemaCultura

10 filmes mais esperados de 2016

The Revenant: O Renascido – estreia a 21 de Janeiro

Leonardo DiCaprio está de regresso ao cinema depois de uma prestação arrebatadora em O Lobo de Wall Street, que pelo que temos visto tem captado muita atenção nesta temporada de prémios para a categoria de melhor actor. A história verídica centraliza-se na jornada de vingança do caçador Hugh Glass (DiCaprio), gravemente ferido e deixado às portas da morte por John Fitzgerald (interpretado pelo versátil Tom Hardy), um dos seus companheiros de equipa. Com realização de Alejandro Gonzalez Iñarritu e direcção de fotografia de Emmanuel Lubezki (vencedor de dois Óscares consecutivos por Gravidade e Birdman), The Revenant: O Renascido tem tudo para começar 2016 em grande.

O Caso Spotlight – estreia a 28 de Janeiro

Outra história verídica proveniente do cinema americano este é o novo filme de Tom McCarthy (uma das mentes criativas por detrás de Up – Altamente), O Caso Spotlight revela a investigação da equipa de jornalistas do Boston Globe que denunciou o escândalo de pedofilia que envolveu padres da Igreja Católica da cidade. O elenco é de luxo, composto por nomes conceituados como Michael Keaton, Rachel McAdams, Billy Crudup, Mark Ruffalo e Stanley Tucci e é por muitos meios internacionais considerado o favorito ao Óscar de Melhor Filme. O seu estilo homenageia filmes jornalísticos, como Os Homens do Presidente (1976) ou Escândalo na Tv (1976) e pela sua temática, será com certeza o dos filmes mais comentados depois de o vermos.

Carol – 4 de Fevereiro

Baseado no romance The Price of Salt publicado em 1952 e escrito por Patricia Highsmith, com o pseudónimo de Claire Morgan, pelo conteúdo considerado escandaloso para a época, Carol é um história sobre o amor ‘impossível’ entre duas mulheres nos anos 50. Todd Haynes, cineasta de Longe do Paraíso reúne Cate Blanchett, Rooney Mara e Kyle Chandler, três estrelas de Hollywood para mostrar como que ao cinema todas as histórias dizem respeito. Outro forte candidato aos Óscares e aos Globos de Ouro, do qual conta com seis nomeações.

Quarto – estreia a 11 de Fevereiro

De certeza que ainda não ouviu falar de Quarto, um pequeno filme indie? Então pare um momento…Este marco ainda do cinema de 2015 estreia entre nós, só este ano – teve antestreia na última edição do Lisbon & Estoril Film Festival -, mas é uma das melhores experiências cinematográficas da temporada. Brie Larson interpreta uma mãe que foi raptada e ao engravidar teve que criar o seu filho Jack (agora um miúdo de cinco anos interpretado por Jacob Tremblay) num minúsculo quarto onde moram. Para além de Joan Allen e William H. Macy no elenco apresenta o melhor desempenho infantil de sempre (não víamos algo tão estrondoso deste a performance de Justin Henry em Kramer vs. Kramer) e tem tudo para conquistar os nossos corações.

À Procura de Dory – estreia a 14 de Julho

A peixe com amnésia mais engraçada de sempre está de regresso, 13 anos depois da primeira aventura com Marlin. Desta, em vez de irmos à procura de Nemo, teremos que procurar Dory, uma das mais adoradas personagens do universo Disney/Pixar. Depois do sensacional e inteligente Inside Out: Divertida-Mente e do admirável A Viagem de Arlo com enredos completamente originais, a produtora decidiu investir em mais uma sequela, que tem todos os ingredientes para se tornar um êxito nas bilheteiras mundiais. Até lá basta ver outros filmes ou “basta nadares, basta nadares…”

Star Trek: Além do Universo – estreia a 11 de Agosto

O novo filme da série Star Trek bem pode não ter J.J. Abrams como realizador, mas tem Idris Elba como novo vilão depois de Benedict Cumberbatch mostrar a sua horrível natureza em Além da Escuridão: Star Trek. Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Simon Pegg, Karl Urban entre outros membros da tripulação da Enterprise estão de regresso para uma aventura galáctica que parece recheada de comédia, bons diálogos e boa música. A direção está a cargo de Justin Lin (realizado dos filmes Velocidade Furiosa) e pelas imagens tem tudo para correr certo.

A Rapariga de Comboio – estreia a 7 de Outubro (EUA)

Como provou o sucesso de vendas do livro de Paula Hawkins seria óbvia a adaptação ao grande ecrã, mas parece que o projecto quer “ser bem concebido” com o realizador Tate Taylor (de As Serviçais) a dirigir Emily Blunt (Sicario), Rebecca Ferguson (Missão: Impossível – Nação Secreta) e Édgar Ramirez (Joy) temos esperança que este seja um tenso thriller psicológico ao estilo de Em Parte Incerta, adaptação literária realizada por David Fincher.

VJ_10maisaguardadosde2016_1

Inferno – estreia a 13 de Outubro 

Tom Hanks regressa à série baseada nos livros de Dan Brown como Robert Langdon. Este que é o terceiro filme (novamente realizado por Ron Howard) e o quarto das obras literárias coloca a personagem principal numa cama de hospital que acorda sem se lembrar de nada. Após conhecer a jovem médica Sienna Brooks (Felicity Jones que terá um ano em cheio), Robert Langdon embarca numa viagem pela cidade de Florença na Itália, numa corrida contra o tempo para salvar a sua própria vida. Esta dupla promete, pelo menos sabemos que nasceu uma bela amizade como a foto em baixo sugere, publicada no último dia da rodagem.

VJ_10maisaguardadosde2016_3-2

Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los – estreia a 17 de Novembro

Newt Scamander (Eddie Redmayne) é um magozoologista com interesse em descobrir todas as criaturas mágicas do mundo. À partida este enredo pode não ter nada de peculiar, porém esta é a tão aguardada prequela da série de Harry Potter. Após um ano de 2015 em grande com a vitória do Óscar de Melhor Actor e a revigorante transformação n’A Rapariga Dinamarquesa, Eddie Redmayne tem tudo para ser ainda mais adorado pelos seus fãs. Colin Farrell (True Detective), Ezra Miller (Temos que falar sobre Kevin), Samantha Morton (John Carter), Ron Perlman (Hellboy) e Jon Voight (Ray Donovan) também estão no elenco do mais mágico filme de 2016 que tem David Yates como realizador. Quem não tinha saudades do mundo de magia de J.K. Rowling?

Star Wars: Rogue One – estreia a 15 de Dezembro

E se 2015 terminou com Star Wars: O Despertar da Força também 2016 irá terminar com um capítulo da saga, desta vez com o primeiro dos episódios intercalados aos outros capítulos – este serve de prequela a Star Wars: Uma Nova Esperança (1977). Com Felicity Jones, Mads Mikkelsen, Ben Mendelsohn, Forest Whitaker e Diego Luna, a estreia pode até estar reservada para o final do ano, mas aguardamos ansiosos, porque, de acordo com a Lucasfilm, Rogue One narra a história de alguns combatentes da Resistência que se unem para roubar planos da (primeira) Estrela da Morte e nós queremos conhecer todos os seus pormenores.

VJ_10maisaguardadosde2016_4-2

 

Virgílio Jesus

Licenciado em Ciências da Comunicação e com Mestrado em Cinema e Televisão pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sou um apaixonado por cinema desde os meus 10 anos. Todos me conhecem como o 'viciado em filmes' porque na realidade estou sempre interessado em ter a sétima arte como tema de conversa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: